A Secretaria de Saúde de Natal  (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde lançou na tarde desta sexta-feira, o plano para intensificação das ações para prevenir a Influenza A durante os dias do Carnatal.

O plano consta de algumas medidas que possam evitar o contágio do vírus H1N1. A Secretaria vai manter um posto de primeiros socorros no local do evento, com médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. Além disso, técnicos da secretaria vão fazer visitas nos camarotes para orientar quanto ao uso do álcool gel, além de copos e lenços descartáveis. A Orientação é não compartilhar objetos pessoais, dividir a latinha de cerveja, por exemplo é uma das orientações citadas.

Os primeiros atendimentos serão feitos no local do Carnatal, mas caso o folião necessite de remoção, o SAMU vai fazer a locomoção desse paciente para os hospitais de referência. A Unidade Mista da Cidade da Esperança, a Unidade de Saúde da Cidade Satélite, o Hospital dos Pescadores, e o Sandra Celeste para o atendimento de pessoas com até 14 anos. Todas essas unidades vão estar preparadas para colher o exame da Influenza A e ainda vão dispor do Tamiflu, remédio indicado nos casos de suspeita de gripe suína.

O Médico Infectologista e consultor da SMS, Luís Alberto Marinho, falou da importância desse plano e afirmou que a doença é de fácil transmissão, por isso a preocupação com as medidas preventivas e principalmente do alerta à população para que em caso dos sintomas gripais ( febre alta, coriza, tosse e espirros) evite os lugares com muita aglomeração: “quem tiver com qualquer desses sintomas deve permanecer em casa”, alertou o Infectologista.

Para a diretora do departamento de vigilância em Saúde da SMS, Cristiana Souto o momento é de unir esforços e deixar as pessoas orientadas quanto ao risco, principalmente aquelas que estão com baixa imunidade. Além disso, é necessário também a união das secretarias para que o trabalho seja eficaz, “ é um momento de integração e o plano visa compartilhar as responsabilidades”, disse.

O plano de ação também contempla o pós carnatal, para isso a Secretaria Municipal de Saúde já entrou com licitação de 50 leitos de hospitais privados, caso seja necessário.

As medidas estão de acordo com as determinações do Ministério da Saúde em caso de grandes eventos.

A reunião teve a participação do Presidente da Sociedade de Infectologia do Rio Grande do Norte, o Médico Ênio Godeiro; da Promotora da Saúde, Iara Pinheiro; do Secretário Estadual de Saúde, George Antunes. A Secretária de Saúde de Natal, Ana Tânia Lopes Sampaio, foi representada por Cristiana Souto, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.