A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), iniciou nesta segunda-feira (30) a 4ª Conferência da Cidade do Natal. Este ano, o tema do evento será “Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática Participativa e Controle Social – Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”. A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Universidade Potiguar (UnP), unidade da Floriano Peixoto, e contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa.

A 4ª Conferência da Cidade do Natal é um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil, com o objetivo de discutir o desenvolvimento de políticas públicas para o município e o país, procurando tornar a cidade mais justa, democrática e sustentável. “Está mais do que comprovado que as instituições públicas não podem fazer tudo sozinhas. As pessoas, a população, unida, consegue encontrar muitas soluções. Esta conferência é mais uma mostra de como a sociedade quer participar, não só dos apontamentos destes problemas, como também das soluções encontradas”, disse a prefeita do Natal.

Ainda segundo Micarla de Sousa, a realização da Conferência pretende concretizar uma parceria da população com a cidade. “Não podemos pensar na cidade até o final do ano, mas na Natal de 2014, por exemplo. Precisamos entender que a cidade só vai melhorar se cada um fizer a sua parte”, disse a chefe do executivo.

Como representante do Ministério das Cidades, Alexandre Araújo Godeiro elogiou o desempenho da capital potiguar com relação ao envolvimento dos natalenses nas questões relacionadas ao futuro da cidade. “Natal sempre foi uma vanguarda em questão de desenvolvimento urbano, e nós estamos aqui para continuar e ampliar este processo de discussão”, afirmou Alexandre.

A solenidade realizada hoje foi uma espécie preparação para o evento principal, que será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro. Nesta segunda-feira foram eleitos os 140 delegados que participarão desta segunda fase da Conferência. Destes, apenas 40 serão escolhidos para representar a cidade nas discussões nacionais.

A escolha destes representantes obedeceu a seguinte composição: 59 vagas para gestores, administradores públicos e membros do legislativo municipal; 37 para movimentos sociais e populares; 14 pessoas da classe trabalhadora, indicados por suas entidades sindicais; outras 14 da classe empresarial, relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano; 10 vagas para entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; e 6 delegados oriundos de organizações não-governamentais com atuação na área.