Dentro das comemorações pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou nesta terça-feira, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, a campanha "Quem cuida se cuida. Use camisinha", que será utilizada no período do Carnatal.

O Programa de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará durante o evento um diagnóstico rápido e gratuito do HIV, com a divulgação do resultado em apenas 30 minutos. Um estande localizado na avenida Miguel Castro, na unidade da Caern, abrigará a estrutura da SMS e funcionará no horário das 18h às 22h. Também serão promovidas ações educativas com os foliões dentro e fora dos blocos, com a distribuição de 50 mil unidades de camisinhas e material informativo sobre prevenção às DST/AIDS.

De acordo com Solange Setta, coordenadora do programa, o trabalho durante o Carnatal ampliará o acesso ao diagnóstico. "Nossa proposta é de interação com os foliões e de aumentar a procura pelo teste rápido. Para isso, temos uma equipe de 90 pessoas, entre funcionários da SMS, da Secretaria Estadual de Saúde Pública e voluntários de ONG`s que atuarão durante os dias do evento.

Segundo ela, Natal tem atualmente 1.324 casos de AIDS confirmados, sendo 962 homens e 362 mulheres. "Diante dessa realidade é mais do que necessário incentivar medidas de combate e prevenção, principalmente, em um grande evento como o Carnatal", observou.

Influenza A (H1N1)

A Secretaria Municipal de Saúde também mostrou o plano de intensificação das ações para a Influenza A (H1N1) durante o Carnatal. A secretária Ana Tania Lopes Sampaio lembrou que a Prefeitura já vem agindo para evitar a proliferação da gripe. "Nosso trabalho, através do Departamento de Vigilância em Saúde, foi iniciado desde o mês de abril quando foram notificados os primeiros casos da H1N1 em Natal, com a capacitação de profissionais da saúde e descentralização dos locais de coleta e tratamento da doença. Agora, montamos um plano de intensificação dessas ações para o período do Carnatal", destacou.

Ana Tânia explicou que a equipe da Vigilância em Saúde fará orientação nos camarotes, nas arquibancadas e no estande da Secretaria sobre o não compartilhamento de copos, latinhas e cigarros e que as pessoas que estão chegando a cidade, por meio aereo e terrestre, estão sendo orientadas quanto aos cuidados. A SMS também instalará postos de atendimento do SAMU, sendo um no corredor da folia e outro na avenida Miguel Castro, além de quatro ambulâncias que serão distribuídas ao longo do percurso.

"Estamos preparando nosso rede para o atendimento aquelas pessoas que apresentem os sintomas do H1N1, que serão removidas para as unidades de Cidade Satélite e Cidade da Esperança, Hospital dos Pescadores e o Centro de Referência Infantil Dra. Sandra Celeste para crianças e adolescentes. Mas, vale lembrar que a prevenção continua sendo a melhor medida a ser tomada pela população, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde", disse a titular da SMS.

Na ocasião, Ana Tania apresentou uma nota de esclarecimento a população divulgada em conjunto pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Sociedade Rio Grandense do Norte de Infectologia, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Estadual de Saúde e Destaque Produçoes.

A nota faz as seguintes recomendações:

1- Que as pessoas que apresentam sintomas de gripe não compareçam ao Carnatal;

2- Que as grávidas, os idosos e as crianças, bem como portadores de doenças crônicas, como câncer, diabetes, aids, asma, dentre outras, não compareçam ao evento;

3- Que o folião não compartilhe copos, latinhas, cigarros e não beije pessoas estranhas;

4- Que aquelas pessoas que apresentam sintomas gripais, tais como tosse, coriza, dor de garganta, febre alta e dor no peito, procurem o serviço de saúde.