Após seis meses consecutivos registrando variações negativas, neste mês de novembro a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal apresentou aumento médio de 0,77% em relação ao mês de outubro. No entanto, no acumulado do ano – janeiro a novembro – a cesta básica caiu 6,32%, em média. Na última semana de novembro, a variação foi negativa (-0,15%) em relação à semana anterior. Nos mercadinhos o custo da cesta básica caiu 1,10% em novembro, acumulando variação negativa de 5,42% nos onze primeiros meses do ano.

No final de novembro/2009 o custo médio da cesta básica (nos supermercados/hipermercados) para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – era de R$ 313,77, contra R$ 311,37 registrado no final de outubro/2009.

No mês

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza. Em novembro/2009 quinze (15) produtos subiram, vinte e três (23) sofreram redução, e dois – sabonete comum e creme dental – permaneceram estáveis.

O índice positivo de novembro foi provocado pelos reajustes observados nos três subgrupos em que são classificados os produtos pesquisados: os produtos industrializados e semi-elaborados subiram 0,51%, os produtos de higiene e limpeza subiram 2,39% e os hortifrútis, +2,30%.

Os maiores aumentos de novembro ocorreram foram observadas na cebola pera (subiu 32,0%), tomate (+25,4%), batata comum (+24,7%), filé de merluza congelado (+19,2%), ovos (+15,4%), macarrão com sêmola (+12,6%) e sabão em barra (+12,2%).

Por outro lado, dentre os produtos que apresentaram redução de preço em novembro, destaque para o fubá pré-cozido (-16,9%), jerimum leite (-16,8%), carne bovina de 2ª (-8,5%), feijão carioquinha tipo 1 (-8,3%), banana pacovã (-7,1%) e água sanitária (-6,7%).

No ano
De janeiro a novembro de 2009 a cesta básica pesquisada pelo Procon Natal acumula variação negativa de 6,32%. Os produtos industrializados e semi-elaborados caíram 6,73%, os legumes, frutas e verduras, ficaram, em média, 6,52% mais baratos, e os produtos de higiene e limpeza caíram 0,25% em 2009.

Os produtos que mais aumentaram nos onze primeiros meses de 2009 foram: cebola pera, que subiu 96,6% (custava R$ 1,47/kg no início do ano e hoje está custando R$ 2,89/kg), batata comum (+43,2%), açúcar cristalizado (+40,7%) e laranja pera (+34,2%).

Por outro lado, alguns produtos sofreram redução em 2009, como é o caso do tomate (caiu 40,5%), feijão carioquinha tipo 1 (-38,5%), macaxeira (-37,9%), jerimum leite (-30,0%), repolho branco (27,6%), pão francês (-15,5%), e arroz agulhinha tipo 2 (-11,4%).

Nos últimos doze meses (nov/08 a nov/09) a cesta básica registra redução média de 6,05% nos supermercados e hipermercados de Natal, provocada em grande parte pela redução de 6,32% observada nos produtos industrializados e semi-elaborados. Os hortifrútis também sofreram redução nesse período (-8,02%), enquanto os produtos de higiene e limpeza apresentam ligeiro aumento médio de 0,50%.

Nos “mercadinhos” a cesta básica caiu 1,10 % em novembro

Nos supermercados localizados nos bairros de Natal (os chamados “mercadinhos”), a cesta básica registrou redução média de 1,10% em novembro, acumulando uma redução de 5,42% de janeiro a novembro de 2009. A maior redução ocorreu nos hortifrútis (-15,2%), seguido pelos produtos de higiene e limpeza (-7,0%) e pelos produtos industrializados e semi-elaborados (-4,36%).
Foram pesquisados doze (12) mercadinhos localizados em diversos bairros de Natal (Panatis II, Pajuçara, Planalto, Pitimbu, Dix-Sept Rosado, Alecrim, Pirangi, Neópolis, Nova Descoberta, Capim Macio, Centro e Rocas).
Segundo o Procon Natal, em NOVEMBRO de 2009 a cesta básica custava mais barata nos supermercados (R$ 305,06), seguido pelos mercadinhos (R$ 315,53) e pelos hipermercados (R$ 322,48), conforme gráfico abaixo.

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal, a cesta básica mais barata – na última semana de novembro – entre os supermercados/hipermercados, era a do Supermercado Nordestão – Cidade Jardim (R$ 291,81). Entre os mercadinhos a cesta básica mais barata era a do Bom Dia Supermercados - Alecrim (R$ 284,06).
Comparando os preços dos grupos de produtos por estabelecimento, o Procon Natal constata que os produtos industrializados e semi-elaborados e os hortifrútis têm melhor preço nos supermercados, ao passo que os produtos de higiene e limpeza custam menos nos hipermercados.

Confira tabelas