O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Natal se reuniu hoje pela manhã, na sede da SEMPLA, com o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Ciência e Tecnologia, Dr. Silvio Ramos. Ele veio a Natal formalizar a participação do município ao Fórum.

O Secretário Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação, Augusto Viveiros, que também é presidente do COMCIT, falou sobre as dificuldades que o município de Natal vem passando devido a queda na arrecadação e à redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios durante o ano de 2009. Mas salientou que, apesar das dificuldades apresentadas, Natal tem projetos para a área de Ciência e Tecnologia e pretende investir 103 milhões de reais nos próximos quatro anos, previstos no PPA.

O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Ciência e Tecnologia, Dr. Silvio Ramos, disse que o investimento previsto é muito satisfatório e que poucas cidades no Brasil estão investindo tanto em Ciência e Tecnologia. “Apesar dos problemas apresentados, a ousadia do município nos deixa muito satisfeito” disse.

Durante a reunião, Dr. Silvio Ramos, falou sobre os projetos já realizados pelo Fórum e os previstos para a gestão 2009/2011. Segundo ele, o fórum pretende realizar cursos de capacitação em elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos em 13 estados; implantar núcleos para gestão de CT&I municipais em 13 estados; elaborar modelo de gestão para Núcleo de CT&I Municipais; e desenvolver diversas atividades para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no país.

A partir de agora Natal passa a integrar o Fórum. “Espero que Natal se torne um ponto de interlocução que construa redes com a perspectiva de multiplicar a discussão sobre Ciência e Tecnologia” disse Dr. Silvio Ramos.

Sobre o Fórum

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Ciência e Tecnologia foi criado em 2001 a partir da necessidade de maior articulação para estreitar as relações entre as diversas Secretarias Municipais envolvidas com a Ciência e Tecnologia, e maior aproximação com órgãos do governo federal e estadual.

O Fórum tem como objetivo possibilitar a troca de experiências e fortalecer, por meio da articulação dos municípios integrantes, a busca de recursos junto a órgãos de fomento ligados à Ciência, Tecnologia e Inovação, e desenvolver ações e pesquisas na área de ciência e tecnologia em prol do desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos nos seus municípios.