A população que não participa do Carnatal poderá ficar tranqüila em relação ao atendimento das ocorrências fora do evento. Toda a estrutura do Samu Natal será mantida sem modificações. É o que garante o Coordenador Geral do órgão, o médico André Pinto.

“Temos que entender que apesar de tomar grandes proporções, o Carnatal representa pouco em relação à população natalense que não aproveita o evento e fica em casa durante os 4 dias de festa. Por isso, o Samu Natal continua a postos para atender qualquer ocorrência”, afirma Dr. André.

Todas as 9 ambulâncias de suporte básico, posicionadas nas várias zonas de Natal continuarão funcionando normalmente, assim como as 3 ambulâncias de suporte avançado, preparadas para a tender as ocorrências mais graves. A escala de médicos, enfermeiros, auxiliares, condutores socorristas, rádio operadores e telefonistas também continuará inalterada durante o Carnatal.

“Estamos preparados, inclusive, para atender as ocorrências incluindo múltiplas vítimas que por acaso aconteçam”, afirma o coordenador.

Manter a estrutura do Samu Natal funcionando paralela à estrutura montada pelo órgão para atender ao Carnatal só foi possível graças à parceria com a Destaque Promoções. De acordo com a Coordenação do Samu, a empresa contrata todos os anos algo em torno de 35 profissionais do órgão, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e condutores que se encontram de folga da escala normal do Samu.

Segundo a coordenação do Samu Natal, apenas os profissionais que não trabalham na escala fixa do Samu durante os 4 dias de festa têm a permissão de integrar a escala de trabalho nos postos de atendimento do Carnatal. A remuneração desses profissionais é de inteira responsabilidade da Destaque, assim como o abastecimento das viaturas que trabalham no percurso. “O município de Natal não arca com nenhuma dessas despesas”, explica a Coordenação do Samu Natal.

As ambulâncias utilizadas durante o evento também são de responsabilidade da Destaque. Sete delas foram contratadas pela empresa e vistoriadas pelo Samu Natal. Outras três ambulâncias fazem parte apenas da frota reserva do Samu. “Dessa forma, garantimos que as demais ambulâncias continuem prestando o atendimento de urgência de qualidade, que Natal já está acostumada a contar”, tranqüiliza o coordenador André Pinto.