As potencialidades turísticas da capital potiguar estão sendo apresentadas a um grupo de 14 jornalistas com atuação nacional, oriundos de vários estados do Brasil. Na tarde desta quinta-feira (03), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Seturde), realizou uma coletiva de imprensa com autoridades do poder público e do trade do turismo local. O evento aconteceu no Hotel Pirâmide, na Via Costeira.

O grupo de profissionais está conhecendo um pouco mais da gastronomia, cultura, das praias e dos cartões postais da cidade, além de eventos já reconhecidos pela mídia, como o Carnatal. Os jornalistas divulgarão as potencialidades natalenses e potiguares em seus respectivos veículos de comunicação. Durante o Carnatal, os jornalistas, que ficarão na cidade até o próximo domingo, também visitarão o camarote da Prefeitura.

Durante a coletiva foram apresentados vídeos institucionais que apresentam as potencialidades turistas da cidade do Natal, sua história e que também faz um convite as pessoas visitarem a capital potiguar.

O titular da Seturde, Soares Júnior, falou durante a coletiva sobre as ações da Prefeitura do Natal para desenvolver o turismo na cidade. “Este ano contratamos uma empresa de consultoria, através do consultor baiano Paulo Gaudenzi, que desenvolveu nosso Plano estratégico para o Turismo. O projeto, já em funcionamento, tem como objetivo aumentar a atração de visitantes para nossa capital”, informou Soares Júnior.

O secretário disse também que atualmente Natal é o segundo destino mais procurado do Nordeste, perdendo apenas para Porto Seguro na Bahia, de acordo com dados da CVC, maior operadora de turismo do Brasil. “Para reverter essa situação, estamos conversando com diretores de companhias áreas, justamente para aumentar o número de vôos de outros estados para nossa cidade”, destacou Soares Júnior.

Durante a coletiva, os representantes do trade turístico também informaram aos jornalistas nacionais sobre a atual realidade do turismo local e o que a iniciativa privada, em parceria com o executivo municipal natalense, tem feito para desenvolver a atividade turística na cidade.

Jornalistas

Estão em Natal os jornalistas Juliano Coelho (Revista Viaje Mais), Juliana Girardi (Gazeta do Povo – Curitiba/Paraná), Carlos Alberto da Silva (Assimtur), Neide Martingo (Diário do Comércio – São Paulo), Davi Brandão (Shopping News/ DCI), Aderlei de Souza (Jornal da Cidade de Jundiaí – São Paulo), Cláudio Lacerda Oliva (Assimttur), Silas Scaloni (Jornal Estado de Minas – Minas Gerais), Fernando Diegues (Jornal A Tribuna – Santos – São Paulo).

Participaram da coletiva o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Francisco Soares Júnior, o presidente do Convention Bureau, Neiwaldo de Lucena Guedes, os assessores de imprensa da Gol Linhas Aéreas, Leandro dos Santos Brasil e do Pirâmide Hotel, Cláudio Oliva, Aléo Magalhães, gerente geral do Pirâmide em natal e o secretário municipal de Comunicação Social (Secom), Jean Valério.