Com o tema “Laço Branco – Homens pelo fim da Violência contra a Mulher”, foi lançada nesta sexta-feira (4), pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), a campanha de conscientização para diminuir as agressões contra as mulheres.

O lançamento ocorreu em entrevista coletiva concedida a imprensa
no Palácio Felipe Camarão. Na oportunidade foi apresentada a campanha e as ações que serão realizadas durante o Carnatal 2009, festa que prossegue até o próximo domingo (6).

“Durante o Carnatal, 50 pessoas irão distribuir 100 mil fitinhas no percurso do corredor da folia. Além disso, contaremos com um abre alas segurando uma faixa divulgando a ação.

A Prefeitura estará atuante no trabalho de informação e conscientização das pessoas”, afirmou Rosy de Sousa, Secretária da Semtas. A secretária ainda complementa dizendo que “atualmente 6 mil mulheres são espancadas por dia em todo o Brasil, e 5 mil por ano só em Natal. Só em 2009 o Centro de Referencia da Mulher – CRM atendeu 2,5 mil mulheres”. Por causa desses dados que a Prefeitura de Natal decidiu aderir a Campanha Brasileira do Laço Branco que existe desde 1989.

Apesar de ter se iniciado no período do Carnatal, a ação pretende se estender ao longo do ano de 2010. Realizando uma grande mobilização direcionada para a prevenção e o empoderamento das mulheres contra a violência.

“É um grande prazer fazer parte dessa ação, pois através dela incentivamos a realização das denúncias reduzindo as incidências de casos”, afirmou José Dantas, do Juizado.

Na coletiva compondo a mesa estiveram presentes a secretária Rosy de Sousa; José Dantas, juiz da infância e da juventude e o Promotor de Justiça, Marcos Aurélio.

Campanha Brasileira do Laço Branco

Em 6 de dezembro de 1989 houve uma chacina na Escola Politécnica, na cidade de Monteral, no Canadá, quando um jovem enfurecido assassinou 14 mulheres, à queima roupa, suicidando-se em seguida. O assassino deixou uma carta declarando que não suportava a idéia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

Diante do ocorrido, nasceu a organização não-governamental (ONG) Laço Branco, que este ano recebe a parceria da Prefeitura do Natal.

A Laço Branco tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a igualdade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.