Além da atuação no percurso e entorno do Carnatal, nos quatro dias de folia, os garis da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) recomeçam o trabalho na segunda-feira (07/12), fazendo uma limpeza geral de toda a área que comporta o evento.

Para garantir a limpeza na micareta que é considerada o “maior carnaval fora de época do Brasil”, a Urbana mobilizou desde a abertura do evento, na noite de quinta-feira, 150 funcionários entre garis, motoristas, fiscais e coordenadores.

O mutirão conta com veículos, equipamentos e materiais para oltimizar o serviço: caminhões coletores compactadores, poliguindaste, conteiners, caminhões-pipa, moloks (lixeiras com capacidade para 2 toneladas e de fácil remoção do lixo), e mais 160 vassourões, pás, carros de mão, detergente e sacos de lixo.

A coleta seletiva de latinhas de cerveja, refrigerante, garrafas de água mineral, destilados, está sob a responsabilidade dos trabalhadores nas associações de coleta de materiais recicláveis. A área de abrangência vai desde os camarotes (recolhendo o lixo repassado pelo pessoal encarregado da limpeza desses ambientes), arquibancadas, até o percurso dos blocos.

Com base em experiências anteriores, a Companhia espera coletar 72 toneladas de lixo nos quatro dias de folia, produzidas aproximadamente por 1 milhão de participantes do Carnatal.

Os garis entram em ação antes e depois da passagem dos blocos no corredor; nos camarotes, arquibancadas, ruas e avenidas do entorno do evento.