A prefeita Micarla de Sousa recebeu na manhã desta sexta-feira (13) uma dupla homenagem na Assembléia Legislativa, em sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher. Pela primeira vez uma parlamentar foi homenageada com a Medalha de Mérito Social Deputada Maria do Céu Fernandes, proposta pela casa para comemorar a data. As homenagens foram lideradas pelos deputados Robinson Maria, presidente da AL, e Gesane Marinho.

Junto com a prefeita de Natal, também foram homenageadas Ana Clébia Nogueira Pinto de Medeiros, diretora da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Irmã Lindalva Justo de Oliveira (in memorian), proposições dos deputados Larissa Rosado e Márcia Maia, respectivamente. Referência para outros religiosos que buscam um mundo de paz, a irmã Lindalva foi brutalmente assassinada com 44 facadas na sexta-feira da paixão do ano de 1993.

“Como prefeita eleita de Natal, é uma honra estar sendo homenageada junto com duas mulheres tão importantes”, disse a prefeita Micarla de Sousa que, na ocasião, lembrou os avanços conquistados pelas mulheres do Rio Grande do Norte, único estado do Brasil que possui mulheres em todos os cargos eletivos. Além dos cargos de prefeita e governadora, as mulheres norte-rio-grandenses ainda ocupam vagas importantes na Câmara Municipal (duas), Assembléia Legislativa (três) e prefeituras do interior (27).

“Como prefeita, vou estar sempre lutando para que a gente possa ter uma gestão mais participativa e integrada”, disse a chefe do executivo municipal. Aproveitando a passagem do Dia Nacional da Poesia, a prefeita concluiu as suas palavras recitando a poesia “Saber Viver”, de Cora Coralina.

Homenagens

Ao homenagear a prefeita Micarla de Sousa, o presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria, disse que a luta por um ideal faz as mulheres se destacarem em todas as áreas. O deputado ressaltou ainda que, pela primeira vez, a Medalha do Mérito Social Deputada Maria do Céu Fernandes estava sendo concedida a uma parlamentar. “Não apenas por ser prefeita, mas também pela mulher que é, cidadã, pessoa humanitária e que, com certeza, vai ficar na história do RN”, elogiou.

A deputada Gesane Marinho, uma das propositoras da homenagem à Micarla de Sousa, destacou ainda a luta da chefe do executivo municipal para chegar ao cargo de prefeita de Natal. “O ano de 2008 foi o ano dela, que soube vencer todas as barreiras e enfrentou tudo para conquistar corações e mentes”, disse a deputada.

Além das homenageadas, também participaram do evento a deputada Márcia Maia, a secretária estadual de Esportes Magnólia Figueredo, representando a governadora Wilma de Faria, a procuradora da Justiça Valdira Câmara, representando o Ministério Público; Padre João Batista Chaves, representando a Arquidiocese de Natal; tenente Elaine Fonseca, representando a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada; vereadora Júlia Arruda, representando a Câmara Municipal; e Maria Lúcia de Fé, mãe da Irmã Lindalva.