Durante 10 meses, os educadores responsáveis pela gestão das escolas de centros de educação infantil da rede municipal de ensino tiveram oportunidades de troca de experiências, entre eles próprios ou com convidados de outras áreas ou outras estados. A fechamento deste trabalho, em 2009, ocorreu durante o dia de ontem, com a realização da 10ª. Reunião de Gestores, onde estavam presentes cerca de 300 pessoas, entre educadores da rede e da Secretaria Municipal de Educação.

A abertura da reunião que, como acontece todos os meses, foi realizada no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), foi feita pelo Secretário de Educação Municipal, professor Elias Nunes. O secretário fez uma breve retrospectiva de todas as ações que foram colocadas em prática, buscando sempre a qualidade de ensino.

Fez questão, também, de agradecer o empenho e a disposição de todos os educadores para vencer desafios e buscar sempre o objetivo maior, que é o ótimo atendimento aos alunos da rede municipal.

Em seu discurso, professor Elias ressaltou que os professores são verdadeiros heróis firmes na responsabilidade de educar e formar cidadãos. “Todos nós, educadores, temos esperança e fé de sempre fazer o melhor”, ressaltou o secretário.

Logo em seguida, os presentes foram brindados com uma apresentação cultural, com o coral de crianças do Cemei Francisca Célia, do Parque dos Coqueiros, em uma encenação natalina.

Palestras

A primeira palestra do dia foi da professora Maura Bezerra, com o tema “Diálogos sobre a prática dos Coordenadores Pedagógicos”, onde a educadora fez um fechamento do trabalho realizado durante o ano pelo Departamento Geral de Gestão Escolar.

Em seguida, o consultor de empresas Frederico Alecrim falou sobre a importância de uma sigla criada por ele: AIDDU – Atitude Incrivelmente Diferente do Usual. “Falar para gestores educacionais é muito motivante, pois eles são responsáveis inspiradoras de outras pessoas”, afirmou o palestrante.

Para a professora Tânia Leiros, Secretária Adjunta de Gestão Pedagógica, as reuniões de gestores são momentos de extrema importância: “Esse é um momento de troca, de solicitações, de queixas. É um momento de contato fundamental para o bom andamento de qualquer administração. E temos uma resposta muito boa de todas as escolas, que sempre participam ativamente”.

Para 2010, o calendário será planejado a partir de janeiro, contando com a participação de todos os gestores, na indicação de temas e palestrantes.