A 4ª Conferência da Cidade do Natal realizada no auditório da UNP da Floriano Peixoto, foi encerrada no final desta sexta-feira (12). Em plenária foram aprovadas as propostas para criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores; Aplicação do estatuto das cidades, planos diretores e efetivação da função social da propriedade do solo urbano; Integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento e Relação entre programas governamentais e política de desenvolvimento urbano.

Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) , a 4ª conferência  contou com a participação dos 100 delegados eleitos na 4ª Pré-conferência, realizada no dia 30 de novembro deste ano. Para o titular da pasta, Kalazans Bezerra, “este evento é importante pois aproxima os representantes da sociedade civil com o poder municipal, fortalecendo o controle social e as ações públicas no município”, disse.

Pela manhã ocorreu a leitura e aprovação do regulamento, que definiu as regras de funcionamento dos grupos de trabalho e da eleição dos delegados, além das palestras sobre os quatro eixos temáticos determinados pelo Ministério das Cidades. Logo após foi aberto o espaço para o debate, onde quatro grupos discutiram e elaboraram as propostas a serem encaminhadas à Conferência Estadual.

Os 40 delegados eleitos são compostos por 16 gestores do poder público; 10 representantes dos movimentos sociais, 3 representantes das organizações não-governamentais, 3 das entidades acadêmicas, profissionais e de pesquisa; 4 representantes sindicais e 4 representantes dos empresários e operadoras de serviços público e cooperativas e vão representar o município durante o encontro estadual que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de março de 2010.

Estiveram presentes no evento o vereador George Câmara, o engenheiro agrônomo Leonardo Tinoco, a secretária municipal de habitação, regularização fundiária e projetos estruturantes (Seharpe), Diana Motta, o secretário de saneamento de Parnamirim, Josuá Neto, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Natal (Sinsenat), Soraya Godeiro.