O preço da cesta básica comercializada em Natal subiu 3,51% no mês de dezembro de 2009, em relação ao mês de novembro. Ainda assim, a variação no ano é negativa. No final de novembro o custo médio da cesta, para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – estava cotado em R$ 313,77, e na última semana de dezembro chegou a R$ 324,78. Entretanto, a variação acumulada da cesta básica em 2009 foi negativa (-3,03%). No final de dezembro de 2008, o custo estava em R$ 334,94.

Os números são resultado da pesquisa realizada semanalmente pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) da Prefeitura Municipal do Natal. O levantamento foi realizado junto a seis supermercados e seis hipermercados da capital, incluindo quarenta 40 itens básicos de alimentação e limpeza.

Em dezembro, 28 produtos subiram de preço, 10 sofreram redução e dois permaneceram estáveis (ovos e laranja pera). Os aumentos foram mais perceptíveis nas duas últimas semanas do ano e os maiores ocorreram no jerimum leite (69,0%), seguido pela macaxeira (+54,7%), banana pacovã (+26,3%), fubá pré-cozido (+23,4%), batata comum (+22,7%) e repolho branco (+19,0%). Além desses, destaque para o aumento de 11,7% na carne bovina de 2ª, de 10,7% na farinha de mandioca e de 9,6% no feijão carioquinha tipo 1.

Dentre os produtos que sofreram redução em DEZEMBRO, destaque para o tomate (-25,2%), cebola pera (-16,6%), sabão em barra (-9,6%), macarrão com sêmola (-5,6%) e sabão em pó (-4,7%). Já no comparativo com dezembro de 2008, 20 produtos subiram de preço e outros 20 tiveram seus valores reduzidos.

Já nos supermercados localizados nos bairros de Natal (os chamados “mercadinhos”), a cesta básica registrou aumento médio de 1,27% em dezembro, em relação ao mês de novembro. De janeiro a dezembro de 2009, a cesta básica dos mercadinhos acumula variação negativa de 4,22%. Foram pesquisados 12 mercadinhos localizados em diversos bairros de Natal (Pitimbu, Planalto, Pajuçara, Panatis I, Pirangi, Neópolis, Nova Descoberta, Capim Macio, Centro, Rocas, Alecrim e Dix-Sept Rosado).

Em dezembro, a cesta básica custava mais barato nos supermercados (R$ 312,92), seguido pelos mercadinhos (R$ 319,53) e pelos hipermercados (R$ 336,66). Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal a cesta básica mais barata, entre os supermercados/hipermercados era a do supermercado Nordestão Cidade Jardim (R$ 295,94) e entre os mercadinhos a do Bom dia Supermercados – Alecrim (R$ 296,14).

As tabelas completas com preços por produtos e estabelecimentos estão à disposição na sede do Procon Municipal, localizando na Central do Cidadão do Praia Shopping, em Ponta Negra.