A secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo envia até a próxima quarta-feira (13) o Plano de Fiscalização dos Termos de Replantio expedidos pelo Município e fará a compensação ambiental das árvores que foram retiradas da avenida Bernardo Vieira, ainda no ano de 2007, quando foi construído o corredor exclusivo para o fluxo de transporte coletivo.

O secretário Kalazans Bezerra informou que o projeto de compensação ambiental será apresentado ao Ministério Público dentro de 30 dias. “Assumimos o compromisso de compensar ambientalmente a cidade, pela derrubada de árvores na Bernardo Vieira realizada pela administração passada. A atual gestão pretende melhorar a arborização não apenas desta avenida, mas também em outras áreas da cidade com o plantio de centenas de espécies vegetais”, disse ele.

Para isso a Semurb inicia nos próximos meses o Inventário Floristico e o Plano de Arborização da cidade, com a previsão de 150 mil novas árvores plantadas no município. O anúncio foi feito durante uma audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (11) na Promotoria de Justiça e Defesa do Meio Ambiente, na qual foi discutido sobre poda e abate de árvores em Natal.

Na ocasião, foram discutidas a fiscalização das podas e emissão das autorizações, que são de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a execução que é realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur). Além disso, foram apresentados alguns dados sobre os abates de árvores públicas e particulares em Natal desde 2003.

A promotora de Justiça de Meio Ambiente, Rossana Sudário, destacou a importância de se disponibilizar para a sociedade os dados estatísticos sobre a poda, abate e replantio das árvores. Também estiveram presentes na audiência o secretário da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur) - João Bastos e representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da sociedade civil organizada.