A prefeita Micarla de Sousa assinou na manhã desta quinta-feira (12), junto ao superintendente do Midway Mall, Afrânio Marinelli e o secretário municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), Kelps Lima, o termo de compromisso para execução de medidas que desafogarão o trânsito na Avenida Senador Salgado Filho e entorno do shopping, melhorando o fluxo de pedestres e motoristas.

"Numa cidade em que a saúde se encontra em estado de calamidade pública, cujo município só possui 30% de saneamento e os piores índices educacionais na avaliação do IDEB em algumas matérias, o trânsito parece uma questão pequena. Mas não é, e eu já havia prometido que a questão também seria uma prioridade na minha gestão", destacou Micarla de Sousa.

A prefeita ainda acrescentou a importância de parcerias entre os setores públicos e privados, como esta entre a Prefeitura do Natal e o Midway Mall, para melhorar as condições sociais da cidade. "Que bom que encontramos empresários com essa visão de responsabilidade social. Fico muito feliz e quero que essa parceria sirva de exemplo para outras empresas da nossa cidade se engajarem em projetos como esse", disse ainda a chefe do executivo municipal.

Para a prefeita, as medidas são imprescindíveis para que seja implantado o Projeto Via Livre na Avenida Salgado Filho. "O Via Livre não será apenas proibir o estacionamento de veículos nas ruas, mas irá promover uma série de ações nas avenidas natalenses, como iluminação, sinalização, limpeza urbana e acessibilidade", destacou.

Mudanças

Entre as medidas que serão tomadas, está o aumento do comprimento da baia da parada de ônibus da Avenida Salgado Filho, no sentido da Avenida Bernardo Vieira (reduzindo o ângulo de inclinação do retorno para a via) e a ativação da entrada de veículos pelo acesso da Travessa Potiguassú, que fica na lateral do shopping.

O projeto da prefeitura ainda irá deslocar o canteiro central da Avenida Salgado Filho, em aproximadamente um metro, para o lado da pista oposta, proporcionando a sinalização de três faixas de tráfego, o que trará um incremento de cerca de dois mil novos veículos por mês na via.

Ainda estão inclusos no projeto a pavimentação asfáltica da Rua José Borges, no trecho compreendido entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Dr. José Gonçalves; recuperação do retorno em frente ao portão lateral do CEFET, na Avenida Bernardo Vieira, e a construção de outras duas alças para a passarela existente hoje, que passará pelo cruzamento das Avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho.

O superintendente do Midway Mall, Afrânio Marinelli, acrescentou que assim que a STTU apresentar o projeto, o grupo fará o orçamento das obras e então irá estabelecer um prazo de execução. "Mas nossa intenção é que seja o mais rápido possível, porque temos a consciência de que aquele é o local de maior estrangulamento na cidade", disse.

Kelps Lima explicou que esta parceria é apenas o início de uma série de ações que serão tomadas no projeto Via Livre. "As mudanças fruto dessa parceria com o Midway trarão benefícios para pedestres, motoristas, estudantes e idosos que trafegam por aquela área e sem dúvida desafogará o trânsito, otimizando ainda o tempo dos sinais existentes nas proximidades do shopping", afirmou.