Viagem também servirá para Município discutir investimentos com ministérios do Desenvolvimento Social e da Integração Nacional

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, viaja na tarde desta terça-feira (12) para Brasília, onde irá participar, na tarde de quarta (13), do lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) específico para a Copa do Mundo de 2014, o chamado “Pac da Copa”. Essa vertente do PAC deve totalizar investimentos de mais de R$ 21 bilhões em todo o País, sendo que R$ 400 milhões já foram garantidos somente para obras de mobilidade na capital potiguar, uma das sedes do mundial de futebol.

Os recursos destinados a Natal irão contemplar um total de 16 grandes obras de mobilidade urbana na cidade, incluindo viadutos, complexos viários, abertura de novos trechos, melhoria de acessibilidade e da sinalização. Dos investimentos já garantidos pela administração municipal, junto com o governo estadual, no último mês de novembro, R$ 81 milhões serão repassados ao Estado e R$ 305 milhões para a Prefeitura, através da Caixa Econômica Federal.

Além do lançamento do “PAC da Copa”, a prefeita irá se reunir, na manhã de quarta, com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, para discutir a participação de Natal nos programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal. O objetivo é atrair ainda mais investimentos para a cidade.

Outro objetivo da chefe do Executivo municipal será buscar, junto ao Ministério da Integração Nacional, do ministro Geddel Vieira Lima, informações sobre o envio dos recursos prometidos desde 2009 pela União, para a conclusão das obras de urbanização do Passo da Pátria.

Quanto ao “PAC da Copa”, os recursos destinados a Natal permitirão a ligação entre o futuro aeroporto de São Gonçalo, a rodoviária da Cidade da Esperança, a Arena das Dunas, até a Via Costeira. O trecho contará com três corredores exclusivos para ônibus (nas avenidas Felizardo Moura, Napoleão Laureano e Capitão Mor Gouveia). Outro projeto contemplado prevê o prolongamento da avenida Omar O’Grady, ligando o aeroporto Augusto Severo à Arena das Dunas.

A Prefeitura do Natal e o Governo do Estado irão entrar com uma contrapartida de 5%, além de se responsabilizarem pelas desapropriações necessárias ao andamento das obras. O anúncio da liberação dos R$ 400 milhões iniciais foi feito no dia 24 de novembro, em Brasília, durante uma reunião que contou com a participação da prefeita Micarla de Sousa; do vice-governador Iberê Ferreira; e dos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo; das Cidades, Márcio Fortes; dos Esportes, Orlando Silva; e da secretária do Gabinete Civil, Miriam Belchior.