O Diário Oficial do Município publicou nesta terça-feira, 12, a alteração do nome da Praça das Mães, localizada entre a avenida Câmara Cascudo e a rua Padre João Manoel, no bairro da Ribeira. O espaço agora passa a se chamar “Praça das Mães Martha Salem”, em homenagem à artista plástica e professora de alemão que faleceu em 2009, antes de completar 100 anos de vida.

A homenagem partiu da proposição do vereador Hermano Morais, aprovada à unanimidade pela Câmara Municipal no final de dezembro, e agora sancionada pela prefeita Micarla de Sousa. Natural de Assu (RN), Martha Salem era professora de alemão. Aprendeu o idioma sem nunca ter ido à Alemanha. O aprendizado foi adquirido na escola onde estudava, pois lá havia freiras austríacas que dominavam a língua. Martha chegou a ser homenageada pela embaixada alemã no Brasil. Como artista plástica, encantava pelas belas telas que produzia.

Martha Salem ficou viúva muito cedo e teve que educar os filhos sozinha. Por muitos anos, morou em frente à praça, que agora recebe seu nome. Daí veio a escolha do espaço para a homenagem. “Não fui aluno, mas como amigo da família acompanhei a vida dela. Nunca recebeu pagamento como professora, era uma educadora nata e um exemplo de mãe. Fico muito feliz por iniciar o ano perpetuando o nome de Martha Salem na história da cidade”, complementa o vereador Hermano Morais.

A lei nº 6.309 acrescenta o nome da homenageada à nomenclatura oficial da Praça das Mães. O espaço – que abriga um painel assinado pelo artista plástico Dorian Gray – foi revitalizado no ano passado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e adotado pelo escritório do advogado Cleto Barreto, dentro do programa “Adote o Verde”.

“Martha Salem era uma pessoa comprometida com as causas nobres da cidade e, por isso, é uma mudança bem-vinda. É uma homenagem que reafirma o título de ‘praça das mães’ ao espaço”, reforça o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos.