Para garantir à população natalense produtos de qualidade durante a Semana Santa, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, vem intensificando desde o dia 20 de março a fiscalização nos estabelecimentos comerciais de Natal, antecipando a chegada da Páscoa, período onde o consumo de pescado aumenta e os cuidados devem ser redobrados.

A Vigilância Sanitária está inspecionando e orientando os comerciantes e consumidores sobre a qualidade do produto a ser consumido em peixarias nos cincos Distritos Sanitários da cidade. O órgão observa as condições dos locais de venda, de higiene, a manipulação e o acondicionamento do pescado.

Para ter garantia do produto o consumidor deve observar os sinais de qualidade. O ambiente deve ser limpo, o depósito de lixo deve ser sempre fechado para evitar mau cheiro, proliferação de moscas e outro insetos. O manipulador de alimentos deve ter mãos higienizadas e unhas cortadas.

A recomendação da Vigilância Sanitária é que os consumidores de pescados verifiquem a parte externa do corpo e vísceras do peixe. Quando cru, o produto deve estar mantido refrigerado ou congelado. É importante dar preferência aos peixes inteiros que são melhores visualizados e servir o pescado no menor tempo possível. Os camarões descascados, carne de siri e de caranguejo devem ser vendidos congelados, embalados e rotulados.

CARACTERÍSTICAS DE PESCADO FRESCO
Peixe – Carne firme, rosada com reflexo madrepérola (brilhante), elástica, resistente à pressão dos dedos e presa às espinhas, cauda firme na direção do corpo, cheiro fresco característico, escamas bem aderidas a pele, o ventre não deve estar abaulado, a pele brilhante, úmida e não pegajosa.

Ostra – Conchas frescas, duras e ao comprimir não provocar som, carne sólida, cor clara e brilhante, sem água e de cheiro agradável.

Camarões – Carne fresca, firme, de cor branca acinzentada quando cru, e rosado quando cozido, com cheiro característico e agradável.

Lagosta, siri e caranguejo – Adquirir caranguejo e siri vivos, lagosta de preferência viva; cozinhar ainda viva, o que faz a cauda se curvar para baixo. Se congelada observar a direção da cauda. Caso contrário demonstra qualidade duvidosa.

SINAIS DE PEIXE ALTERADO:
Escamas opacas desprendendo facilmente, olhos turvos, afundados na órbita, guelras pálidas, acinzentadas, ressequidos e desagradável, pele de cor embaçada, rugosa e frágil, carne de cor leitosa e sem brilho.

Denúncias: Disque Saúde: 0800 281 4031