A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou nesta quarta-feira (08) no Diário Oficial a nomeação de uma comissão especial de sindicância para apurar o grande número de medicamentos vencidos adquiridos na gestão passada. Segundo relatório inicial já encaminhado ao Ministério Público um galpão com 2.400 m² está lotado de remédios estocados impróprios para o consumo.

Na manhã de hoje, atendendo a um pedido da promotora da Saúde Elaine Cardoso, encaminhado por ofício, uma equipe da Vigilância Sanitária esteve no galpão para uma nova vistoria. O laudo da Vigilância confirmou a total falta de condições do galpão para armazenamento dos medicamentos e atestou a irregularidade da estocagem de remédios vencidos.
Outro ponto que chamou a atenção da equipe da Vigilância foi a umidade e alta temperatura do ambiente. ”Às 10 horas da manhã quando medimos a temperatura no galpão estava em 42 graus. Como os fabricantes recomendam que os medicamentos devem ser armazenados com temperatura entre 18 e 30º, nem os remédios que ainda estão dentro da validade nós recomendamos distribuir, pois podem ter sofrido alteração devido às altas temperaturas”, atestou Cristiane Souto, chefe da Vigilância à Saúde.

O chefe do Departamento de Material e Patrimônio informou que entrou em contato com alguns laboratórios e fabricantes dos medicamentos que estão para vencer nos próximos meses e recebeu um documento informando que devido às altas temperaturas do galpão e umidade no armazenamento dos produtos, não será possível mais efetuar trocas do que está no estoque na SMS desde 2008. Diante da situação, a Vigilância Sanitária recomendou a suspensão da distribuição desses medicamentos, que ainda não venceram, mas estão alterados, para a rede básica. A vigilância recomenda ainda a incineração, junto com o estoque vencido do ano passado.