Para debater os projetos de reforma trabalhista e da previdência social que estão em tramitação no Congresso Nacional, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional de Natal e o Conselho Municipal de Saúde de Natal (CMS) realizam um encontro, nesta quinta-feira (23), a partir das 8h, no Auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), que fica localizado na Rua Poty Nóbrega, 1941, Lagoa Nova.
O encontro pretende discutir a redução dos custos da Previdência Social com acidentes de trabalho e aposentadorias por incapacidade, reduzindo-se os riscos nos ambientes de trabalho, mediante uma política de fiscalização e implementação de medidas eficazes de saúde e segurança do trabalho. Além de marcar o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e Distúrbios Osteo Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que acontece dia 28.
A diretora do Cerest Natal, Tânia Barbosa, explica que a data é importante porque “objetiva alertar os trabalhadores e empregadores sobre a importância da prevenção e melhoria das condições de ambientes de trabalho, que são fatores primordiais para evitar as LERs e DORTs”.
O evento terá como mesa redonda “A Conjuntura Atual e as Reformas Previdenciária e Trabalhista e os Impactos na Saúde do Trabalhador”.
Os palestrantes desta discussão serão o presidente do SindFisco/RN, Henrique Jorge Freitas; a professora da UFRN, Maria Dalva Horácio; a procuradora do MPT, Ileana Neiva Mousinho, e o especialista em Previdência Social e colaborador do encontro, André Paulino dos Santos.