Dando continuidade às ações de orientação e conscientização da população para a correta higienização de alimentos que podem ser consumidos crus, como frutas, verduras e legumes, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS) promoveu uma oficina junto aos comerciantes e produtores que atuam nas Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa), em Lagoa Nova.
Segundo a coordenadora do Vigieduca, Solange Cruz, a oficina contou com a participação dos integrantes do Setor Solidário da Ceasa, que desenvolvem um trabalho junto aos comerciantes locais para a arrecadação de alimentos que serão distribuídos para famílias carentes da Região Metropolitana de Natal cadastradas no órgão.
“Vimos uma oportunidade muito grande de ajudar essas famílias a evitarem doenças transmitidas pela ingestão de alimentos e consumo de água contaminada. Além da capacitação dos participantes da oficina, entregamos panfletos informativos e frascos de hipoclorito de sódio aos comerciantes da Ceasa”.
O desinfetante, usado para purificar a água e eliminar os agentes patogênicos que causam doenças, serão entregues também às famílias beneficiadas junto com as cestas de alimentos, distribuídas duas vezes ao mês. Cada uma deverá receber dois frascos de hipoclorito junto com os alimentos.
“Muitas dessas famílias beneficiadas vivem em áreas descobertas pela Atenção Básica ou não tem acesso aos serviços de assistência à saúde municipal por diversos motivos. E essa é a forma que encontramos de incluí-las nas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças evitáveis. Vamos abastecer a Ceasa mensalmente, para que cada vez mais pessoas possam se prevenir contra esse tipo de doença”.