Como forma de diminuir a mortalidade feminina por câncer de colo de útero e ampliar as ações de prevenção da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal reuniu, na tarde desta terça-feira (21), representantes do Departamento de Atenção Básica (DAB), do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e a vereadora Carla Dickson para discutir parceiras no sentido de ampliar as ofertas de exames papanicolau (preventivos), nas unidades de saúde do município. Durante o mês de março, será lançada a Campanha Março Lilás, que será um mês inteiro dedicado a prevenção do câncer de colo de útero.
O HPV é a principal causa do câncer de colo do útero. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), existem mais de cem tipos diferentes de HPV. Para evitar o surgimento do câncer de colo do útero, é importante que as mulheres façam exames preventivos (Papanicolau ou citopatológico), que podem detectar lesões. Quando essas alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos.
A vereadora Carla Dickson apresentou o projeto Março Lilás e colocou o mandato à disposição para melhorar os índices de saúde. “Precisamos mostrar que a promoção à saúde funciona. Nossa meta é chegar a uma cobertura vacinal de 80% das nossas meninas e meninos imunizados contra o HPV, por meio da vacina, incluindo a rede municipal de ensino no processo. Queremos ampliar o acesso à imunização. Apresentamos um projeto de lei sobre o Março Lilás que aliará as ações de combate ao câncer, bem como de imunização contra o HPV. Vamos trabalhar junto até criar uma cultura de prevenção nas pessoas”, explicou a vereadora.
A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD-AIS), Saudade Azevedo, sugeriu que o Março Lilás fosse integrado às ações do Mulher 365 e que as ações de imunização contra o HPV fosses realizadas, inicialmente, junto às escolas municipais que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE). “Temos trabalhado a saúde da mulher em várias frentes de atuação e o Março Lilás virá a somar conosco. A promoção à saúde é o caminho para melhorarmos nossos indicadores, bem como evitar mortes e hospitais lotados no futuro”, destacou a secretária adjunta da SMS Natal.
A chefe do Setor de Promoção à Saúde da SMS, Wanessa Lucena Castro, explicou que ao longo do ano a SMS realiza a Campanha Mulher 365, que é voltada também para a prevenção do câncer de colo de útero. Uma vez por mês, aos sábados, algumas unidades de saúde ficam abertas para o atendimento voltado às mulheres. “O Março Lilás virá a somar com nossas ações do Mulher 365 e vamos intensificar ainda mais a prevenção do câncer de colo de útero”, afirmou Wanessa Lucena Castro.