Com o início do ano letivo nas unidades de ensino do município, recomeça também a formação continuada dos professores e assessores pedagógicos da Rede Municipal de Natal. Durante esta semana, os assessores pedagógicos lotados na sede da Secretaria Municipal de Educação, e que prestam assessoramento nas 72 unidades de Ensino Fundamental participam de uma formação voltada ao do Programa Excel. A proposta é dinamizar o trabalho estatístico realizado no Departamento de Ensino Fundamental (DEF). A formação ocorre no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE-Natal), que funciona no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).
De acordo com o chefe do setor de Tecnologia e Desenvolvimento de Pessoal, Mailson Corsino de Barros, a formação tem objetivo de mostrar como deve ser utilizado as ferramentas oferecidas no programa Excel, além da sugestão de formatação de planilhas e a disposição de dados. “São dados que o setor recebe das escolas, como Censo Escolar, notas, frequências, e que são muito utilizados em planilhas. A formação tem o objetivo de proporcionar o nivelamento técnico dos assessores para que possam utilizar o programa sem dificuldades”.
O assessor pedagógico e professor Victor Mota da Nóbrega participa da formação, e disse que o uso do Excel vai ajudar no acompanhamento de programas importantes como o “Se Liga” e “Mais Educação”, realizando aplicações de como calcular percentual de frequências e certificação. “No programa Mais Educação precisamos organizar relação de novas turmas, estabelecer a faixa etária dos participantes, controle de frequência de alunos e monitores. Tudo isso precisa ser executado no Excel”.
O chefe do setor de Tecnologia e Desenvolvimento de Pessoal, destacou que qualquer setor da Secretaria Municipal de Educação pode solicitar uma formação específica, de acordo com suas necessidades. As formações acontecem em formato intensivo com carga horária de 20 horas.