A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), realiza durante toda essa quinta-feira (25), a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil e Assistência Humanitária. O evento, que acontece no auditório II da Universidade Potiguar (UnP), na avenida Floriano Peixoto, está trabalhando quatro eixos temáticos centrais: o Sistema Nacional de Defesa Civil com ênfase na Defesa Civil Municipal, a participação da população nas ações preventivas de Defesa Civil e condutas quando da ocorrência de sinistros; Comunidades mais seguras: Conhecer e identificar os riscos de desastres no município; Atuação da Defesa Civil na preparação e durante a Copa do Mundo de 2014.

O evento, aberto ao público, tem como objetivo maior promover a interação entre a Defesa Civil e a sociedade. A palestra de abertura foi proferida pelo secretário Municipal de Segurança Publica e Defesa Social, Sérgio Leocádio. Ele destacou a importância da Lei Nº. 6.062 publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, a qual determina a criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) do município de Natal. Uma das primeiras ações do novo Departamento foi o recadastramento dos servidores que exercem suas atividades como vigia e que se encontram na escala de serviço. Atualmente o Departamento conta com 706 vigias efetivos, no entanto, uma das mudanças previstas é a alteração da denominação do servidor responsável pela segurança dos prédios públicos municipais, de vigia para agente de segurança patrimonial.

O secretário ainda citou como ação fundamental de todo o processo, a união das ações preventivas do poder público e da sociedade civil. “Não basta a atuação isolada do poder público. Ou trabalhamos de forma integrada ou não teremos condições de transpor as adversidades climáticas diversas que o mundo vem enfrentando”, declarou Sérgio Leocádio.

A importância da conscientização dos cidadãos e da realização dessas ações conjuntas de prevenção também foi defendida pelo chefe do Departamento Civil de Natal, coronel Marcos Pinheiro. “O primeiro projeto realizado pela Defesa Civil incluiu a vistoria de todas as lagoas de captação de águas pluviais da região, cujo saldo final foi positivo, com a identificação dos problemas e solução dos mesmos. Outro pedido feito pela prefeita Micarla de Sousa, e que está sendo executado, são as vistorias de áreas de encostas. Já passamos pela zona Oeste e a partir da próxima semana iremos vistoriar as zonas Norte, Sul e Leste. A partir das fiscalizações realizadas por técnicos da Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiro e profissionais da Secretaria de Meio Ambiente (Semurb), estamos elaborando um relatório completo com as informações levantadas” informou Marcos Pinheiro.

O chefe do Departamento Civil de Natal ainda destacou a relevância da realização da 1º Conferência Municipal de Defesa Civil e Assistência Humanitária. “Realizando esta conferência vamos passar a ter voz em Brasília, onde apresentaremos nossos projetos e buscaremos recursos para a execução deles através da realização da Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária no mês de março”, disse Pinheiro.

Ao fim da conferência serão eleitos, entre os presentes, 12 delegados da Conferência Municipal que ficarão responsáveis por representar o Departamento tanto em âmbito estadual como nacional, sendo incumbidos de elaborar um relatório para ser apresentado ao Ministério da Integração Nacional, durante a Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, sediada em Brasília nos dias 23, 24 e 25 de março.

A Semdes estima que mais de 200 pessoas participam do encontro, que ainda conta com a presença do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Cláudio Christian Bezerril, do chefe de Operações da Polícia Militar, major Alarico Azevedo, dos vereadores Enildo Alves e Hermano Morais, além de representantes da sociedade civil.