As publicações “Natal Vista do Céu” e “Anuário Natal 2009” foram lançadas nesta quarta-feira, às 10h, pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Em solenidade que ocorreu no auditório do Conselho Regional de Arquitetura, Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) e reuniu representantes de entidades, associações comunitárias e de classe, o titular da Semurb, Kalazans Bezerra, detalhou as publicações, que se constituem uns dos maiores acervos sobre a capital potiguar.

Preparados durante os últimos 100 dias por cerca de 10 funcionários da Semurb, os livros serão distribuídos gratuitamente em todas as instituições públicas da cidade, sejam elas federais, estaduais ou municipais e terão um custo simbólico para a população que desejar adquirir. “O Anuário traz todas as informações sobre Natal, desde a cultura até a história, passando pelo turismo, aspectos econômicos e estruturais dos bairros. Não há um documento mais completo que este em se tratando da capital”, destacou Kalazans Bezerra.

Sobre o livro “Natal Vista do Céu”, o titular da Semurb ressaltou que será um documento importante para se trabalhar com o planejamento urbano e ambiental da cidade, auxiliando engenheiros e arquitetos com vistas panorâmicas de todos os bairros da capital. “Este é um documento mais técnico, que servirá também para a tomada de decisões”, acrescentou. A Prefeitura do Natal irá imprimir cinco mil exemplares de cada livro.

O secretário de Administração, Recursos Humanos e Previdência, Roberto Lima, representou a prefeita Micarla de Sousa na solenidade e destacou a importância das realizações da Semurb nestes 100 primeiros dias de gestão. “Queremos parabenizar a equipe da Semurb, que está contribuindo de forma significativa para o cumprimento da missão da prefeitura, que é servir com excelência e respeito ao cidadão, tornando Natal mais justa, sustentável e com uma melhor qualidade de vida”, disse.

Na ocasião, também foi lançado o Plano de Modernização da Semurb, que contará com uma série de mudanças na pasta, a começar pela reforma estrutural do prédio-sede. “A Semurb começa a dar os primeiros passos para mudar a visão que a sociedade tem dessa secretaria”, frisou Kalazans Bezerra.

Entre as medidas que irão transformar a Semurb em um órgão mais ágil e eficiente, está a questão das licenças para empreendimentos simples e de médio e grande porte, que passarão a ser concedidas no prazo máximo de 24 horas e 60 dias, respectivamente, a partir do meio do ano. Além disso, a pasta irá instalar um posto de atendimento na sede do Crea-RN e outro na zona Norte da cidade, para atender pessoas físicas e jurídicas que desejem realizar construções e reformas de pequeno porte.

O Programa “Endereço da Gente” também foi lançado na manhã de ontem. A ausência de denominação oficial em diversas ruas do município e a desordem na numeração dos imóveis foram as razões para a criação do projeto pela Semurb. A partir de agora, os endereços corretos serão definidos e placas serão colocadas nas ruas e casas, além de os moradores poderem escolher os nomes das ruas onde moram.

Participaram ainda da solenidade o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER-RN), Jader Torres, o presidente do Crea-RN, José Arimatéia, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, Augusto Viveiros e o secretário adjunto de Tributação, André Macêdo.