Com a participação de 49 municípios do Rio Grande do Norte, está em andamento, até a próxima sexta-feira, a V Etapa do Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade, através do Curso de Formação de Gestores e Educadores. O curso é uma promoção do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o MEC/SEESP/FNDE.


O curso, realizado no Imirá Plaza Hotel, tem como principal objetivo subsidiar os participantes – gestores, coordenadores pedagógicos e professores – em relação ao conhecimento específico da área de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, a fim de que o acesso e a permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais sejam assegurados nas escolas municipais.


Durante toda a semana, será desenvolvida uma programação com palestras, conferências, minicursos, lançamento de livros específicos nesta área do conhecimento. Também serão levantados alguns pontos de discussão para a construção de uma política de educação inclusiva a ser aplicada nos municípios.


A abertura do evento foi feita na noite desta segunda-feira, 13, pelo secretário municipal de Educação, Elias Nunes, e pela Dra. Patrícia Albino Galvão Pontes, Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso, abordando o tema “Marcos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Nova Política Nacional”.


Outro tema importante que será abordado durante o curso será “As novas perspectivas da Política Nacional da Educação Especial”, tendo como conferencia a professora doutora Maria Teresa Eglér Mantoan, que é coordenadora do laboratório de pesquisa em Educação da Unicamp/SP e também consultora e assessora do Ministério da Educação na área de Educação Inclusiva.


A tarde da quinta-feira e a sexta-feira ficarão reservadas para a realização de cinco
minicursos.


Temas das conferências

• Marcos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Nova Política Nacional.
• Inclusão Social de Jovens e Adultos com deficiência intelectual: educação, trabalho e constituição de sujeitos.
• Intervenção precoce: os cuidados com a primeira infância e o papel do educador de creches.
• Escola, sexualidade e deficiência: desafios e possibilidades.
• As novas perspectivas da política nacional da educação especial


Temas dos minicursos

• O atendimento educacional especializado das pessoas com deficiência mental
• A educação terapêutica como proposta de trabalho para crianças com transtornos globais de desenvolvimento.
• A inclusão de jovem e adultos com deficiência intelectual: condições de ensino e aprendizagem, desafios teórico-práticos.
• Língua e linguagem: palavras e/ou sinais
• Tecnologia assistiva para pessoas com deficiência física