Em meio à programação dos 100 dias de gestão da prefeita Micarla de Sousa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) lança nesta quarta-feira (15), no auditório do Conselho Regional de Arquitetura, Engenharia e Agronomia do RN (CREA-RN), as publicações: "Anuário Natal 2009" e "Natal Vista do Céu". Serão apresentados ainda o Plano de Modernização da secretaria e o programa “Endereço da Gente".

O evento começa às 10 horas e contará com a participação da prefeita Micarla de Sousa, do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, bem como de representantes de instituições de ensino, além de órgãos municipais e estaduais. Todos os presentes receberão cópias das publicações em cd.
Nesta quinta edição do anuário, além da atualização estatística, tecnológica e visual do trabalho, são apresentadas novas informações sobre a cidade a fim de que o leitor possa conhecer a história de Natal por meio de seus monumentos, bairros, fotografias históricas, escritores e poetas.

A novidade deste ano é a publicação "Natal Vista do Céu". O livro traz um conjunto de registros fotográficos que, além de apresentar a cidade de um ângulo diferente, possibilita a análise da estrutura urbana do município com seus arruamentos, imóveis, equipamentos urbanos e zonas de preservação ambiental, contribuindo assim, para melhores resultados nos estudos do desenvolvimento urbano sustentável.

Dentro do "Plano de Modernização" serão apresentadas; a nova página da Semurb na internet, o programa de gestão de processos, o projeto de reforma física da secretaria, além de um programa de humanização a ser implantado no órgão.

Uma outra novidade é a implantação do programa "Endereço da Gente" que prevê a nominação e sinalização de todas as ruas e avenidas da cidade que ainda não possuem designação. Os destaques desse programa são; a participação da comunidade na escolha no nome dos logradouros e a criação de um Portal de Localização na página da Prefeitura, com indicação de ruas e informações históricas sobre os locais.