Dar oportunidade aos visitantes de conhecer os principais pontos de turísticos e históricos de Natal. Esse é o objetivo da “Linha Turismo”, lançada na manhã desta quinta-feira (25), pela Prefeitura do Natal, por meio das secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) e de Mobilidade Urbana (Semob), em solenidade realizada no auditório do Hotel Pestana. O projeto foi apresentado aos empresários do “trade” turístico da capital.

De acordo com o titular da Seturde, Soares Júnior, a “Linha Turismo” integra o plano de governo da atual gestão da Prefeitura, em atendimento a uma reivindicação dos empresários do setor. “Apresentamos o projeto da linha à Secretaria de Mobilidade Urbana, que passou seis meses analisando o possível trajeto. A apresentação da ‘Linha Turismo’ representa hoje mais uma importante ferramenta para o turismo da capital. Além dos turistas, os próprios natalenses irão usufruir”, declarou o secretário.

Com o lançamento da linha, dentro de 40 dias a Semob deverá publicar no Diário Oficial do Municipal um edital de concessão para as empresas interessadas em operá-la. “Acredito que, após o lançamento do edital, em mais 60 dias a empresa vencedora será escolhida e até o início da próxima alta estação, em meados de novembro deste ano, a linha já deverá estar funcionando”, informou Soares Júnior.

No edital, será estabelecido que a empresa escolhida terá de adquirir pelo menos cinco ônibus de dois andares e construir um terminal de partida/chegada, a ser instalado em Ponta Negra. O investimento vai ser de R$ 3 milhões, com recursos da iniciativa privada. A previsão é que a passagem cobrada seja de R$ 25, dando direito a quatro tickets, possibilitando ao turista embarcar e desembarcar do ônibus em diferentes pontos, sem pagar custo adicional.

Na solenidade de lançamento da “Linha Turismo” também estiveram presentes o secretário chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, representando a prefeita Micarla de Sousa; os secretários de Comunicação Social, Jean Valério; de Mobilidade Urbana, Kelps Lima; e empresários do setor turístico de Natal.

Linha Turismo

A linha será operada por ônibus especiais, de dois andares, tipo jardineiras, adaptados com amplas janelas, bancos confortáveis, equipados com sistema de som para fornecer informações sobre os locais visitados em três idiomas: português, inglês e espanhol, além de possuírem sistema de câmeras em circuito interno, que garantirão a segurança.

O trajeto é de 42 quilômetros e percorrerá 17 pontos turísticos de Natal. São eles: Farol de Mãe Luiza; Artesanato Praia do Meio; Centro de Turismo; Praça das Flores; Canto do Mangue; Mercado da Redinha; Fortaleza dos Reis Magos; Teatro Alberto Maranhão; Catedral Nova; Centro Histórico; Horto Florestal; Parque das Dunas; Shopping Midway Mall; Estádio Machadão; Natal Shopping; Praia Shopping e Artesanato de Ponta Negra.