A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) marcou presença no ‘Fórum de Educação na Saúde: Múltiplos Olhares’, que aconteceu esta semana na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com o objetivo de discutir a importância da educação em saúde em diferentes esferas, o evento reuniu representantes do seguimento profissional, da academia, do controle social e da gestão, que teve como palestrante Ana Paula Queiroz, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS. 

 

“É importante destacar que os avanços neste campo se deram a partir das mudanças do próprio conceito de saúde. A lógica e o entendimento da saúde como ausência de doença, com enfoque na cura de doenças e na atenção médico/centrado é algo que vem sendo superado desde o segundo pós-guerra”, destacou. 

 

Ainda segunda Ana Paula, nos últimos anos diversas melhorias foram conquistadas em todo o Brasil. “O próprio Programa Mais Médico que destina parte da carga horária contratual para que o profissional faça cursos de especialização na plataforma AVASUS; a atualização das grades curriculares dos cursos de nível superior relacionados ao setor saúde; a Comunidade de Práticas que compartilha saberes; os Cursos de Educação à Distância multiplicaram-se em todos o país; as experiências do Telessaude e Telemedicina que vêm zerando filas históricas de acesso à média e alta complexidade no SUS; a implantação do E-SUS na Atenção Básica, que tem exigido treinamento das equipes para incorporação desta nova ferramenta de tecnologia da informação”.