A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) através da Vigilância Sanitária promove nesta quarta 15 e quinta 16, no Hotel Praia Mar que fica na Rua Francisco Gurgel em Ponta Negra, a Oficina Preparatória do Projeto Localidade Saudável.
Técnicos da Vigilância Sanitária e órgãos afins estão reunidos durante o dia todo para elaborar o Projeto que será desenvolvido no Bairro Cidade da Esperança, será lançado no I Enlavisa - Encontro Latino–Americano de Vigilância Sanitária e a IV Semana de Vigilância Sanitária de Natal, que acontece de 26 a 29 de maio de 2009 no Pirâmide Hotel Palace.

O bairro da Cidade da Esperança foi apontado em 2008 durante reunião entre SMS, Anvisa, Ministério da Saúde, Ministério das Cidades, OPAS – Organização Pan- A mericana da Saúde, como o bairro que tinha as condições idéias para ser desenvolvido o projeto Localidade Saudável.
A oficina preparatória tem a consultoria de Vitor Gomes da OPAS de Brasília. “Município Saudável é aquele em que as autoridades, as instituições e as organizações públicas e privadas, os trabalhadores, os empresários e a comunidade, dedicam esforços constantes de forma planejada, para melhorar as condições de vida, de trabalho e de cultura da população. Afirma Vitor.

“Para o desenvolvimento desse projeto é necessário ter um trabalho conjunto e articulado com todas as secretarias do município”, disse Izolda Fonseca, chefe da Vigilância Sanitária de Natal.

O I Enlavisa que terá a participação de representantes da OPAS de Washington – EUA, do Chile, do México, da Argentina e de Portugal, tem como tema central “Vigilância Sanitária na Perspectiva da Cidade Saudável”, objetiva refletir sobre os diferentes aspectos do processo de trabalho da Vigilância Sanitária – VISA, ancorado no panorama da Cidade Saudável, além dos desafios enfrentados em decorrência da evolução do conhecimento.