O Departamento de Defesa Civil de Natal representou a Prefeitura de Natal semana passada na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil, que foi realizada em Brasília. O encontro foi promovido pelo Ministério da Integração Nacional e proporcionou aos participantes uma maior aproximação e melhor comunicação com o Governo Federal em relação às dificuldades no âmbito municipal e estadual de todo o país na efetivação da defesa civil.

Da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Natal (Comdec) - formação oficializada no Diário Oficial do Município em 22 de março passado -, foram o coronel Marcos Rodrigues (coordenador geral), Daiana Siberi (secretária), e Maria Augusta Rocha (coordenadora da seção de pesquisa, planejamento e comunicação).

A Comissão levou propostas para serem discutidas e escolhidas com os delegados eleitos na Conferência Municipal e Estadual. Duas das propostas foram aceitas pela Comissão Nacional como principais quesitos para a melhor formação da Defesa Civil no município.

“Esse despertar da Defesa Civil nos proporcionou novos instrumentos que aprimorarão em alto grau a efetivação da Defesa Civil em todo o país. Vamos trabalhar bastante com o lema da conferência, que é Ação Humanitária, pensar em conjunto”, falou o coronel Marcos Rodrigues.

Outro ponto que foi levado a Brasília e concedido pela mesa nacional foi a nomeação do agente de segurança de Defesa Civil aos servidores públicos que estão à frente desse movimento.

A Conferência Nacional terminou com pontos positivos para Natal, que recebeu mensagens de solidariedade e ajuda no que for possível para a formação de convênios e parcerias com o Ministério da Integração Nacional e com a Secretaria Nacional da Defesa Civil. O relatório final será publicado e estará à disposição na página eletrônica da Defesa Civil Nacional.