Técnicos do Ministério da Saúde estarão na cidade nesta terça-feira (30) para visitar as obras da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Pajuçara, na Zona Norte. A partir das 9h, no auditório do Samu Natal, eles se reunirão com a secretária Municipal de Saúde, Ana Tania Lopes Sampaio, prefeitos e secretários de Saúde de outros municípios da região metropolitana para tratar da implantação e do funcionamento da primeira unidade desse tipo no Rio Grande do Norte.

A visita da equipe técnica à UPA ocorrerá às 10h30. Com 90% das obras já concluídas, a unidade será inaugurada no mês de abril e na sua construção estão sendo aplicados recursos de R$ 2 milhões do Governo Federal e uma contrapartida de R$ 1,5 milhão da Prefeitura do Natal. A administração municipal também está investindo R$ 1,7 milhão na compra de equipamentos. A UPA do Pajuçara atenderá mais de 300 pessoas por dia e é a primeira de um total de cinco que serão construídas na cidade até o próximo ano.

Serviços

UPAs são serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana, com consultórios de pediatria e clínica médica, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Governo Federal, que prevê a instalação de 500 dessas unidades em todo o Brasil.