Uma parceria em benefício do meio ambiente. Um convênio firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Biotecnologia e Conservação de Espécies Nativas, já começa a dar resultados. O convênio atua na produção vegetal para a recuperação de áreas degradadas e na reprodução de espécies nativas ameaçadas de extinção.

O convênio surgiu da preocupação com o desmatamento da mata atlântica e o conseqüente desaparecimento das espécies nativas existentes. O trabalho coordenado pelo professor Magdi Aloufa vem sendo desenvolvido desde o segundo semestre de 2008, com a multiplicação das espécies por meio da clonagem em laboratório, obedecendo às condições ambientais controladas. “A partir de um pedaço de tecido vegetal de uma espécie, surgem novas plantas exatamente iguais”, explica o professor.

Das espécies produzidas estão pau-brasil, aroeira, ipê-amarelo, ipê-roxo, angico, batinga, mangaba, paineira, umbu entre outras. “Os pesquisadores retiram pequenas amostras que são colocadas em frascos, onde recebem tratamento à base de substratos compostos por sais minerais, aminoácidos, proteínas e hormônios vegetais para enraizarem. O processo termina com a transferência das mudas crescidas para as estufas”, acrescenta Aloufa.

O bioma de mata atlântica está desaparecendo rapidamente com o crescimento das cidades e, como consequência da diminuição das áreas verdes, tem aumentado a sensação de calor, contribuindo para o aquecimento global. Este trabalho tem tentado recuperar as espécies para o replantio e a criação de um banco de plantas.

A Semurb é responsável por identificar as áreas onde serão feitos os plantios e por subsidiar parte do trabalho. De acordo com o geógrafo da secretaria, José Petronilo da Silva Júnior, a prioridade para o recebimento das mudas por enquanto, se restringe as áreas da Unidade de Conservação Parque da Cidade, de preservação permanente, as Zonas de Proteção Ambiental, ou ainda, em locais definidos pelo Setor de Arborização do órgão.