O evento irá contar com a participação de organismos públicos e de representantes da sociedade civil

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) realiza, às 9h desta quarta-feira (7), uma reunião para organizar a temática do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a ser desenvolvida no dia 18 de maio.

O encontro, que vai ocorrer no auditório da Câmara Municipal, também pretende sistematizar um programa de ação entre o setor público e as organizações não-governamentais, sobre a questão da exploração e turismo sexual que envolve crianças e adolescentes na construção de uma Rede Social Municipal e criação do calendário anual de ações a serem desenvolvidas.

Foram convidados a participar deste evento representantes da sociedade civil, de ONGs e de organismos públicos. Entre os participantes, espera-se a presença de representantes do Conetur, Fundac/RN, Fiern, Sesi (Projeto Vira Vida), Arquidiocese de Natal (Pastoral da Criança), Meios (Núcleo de Projeto da Criança), Sindicato dos Bugueiros Profissionais do RN, Coletivo de Mulheres Leila Diniz, ONG Resposta, entre outros parceiros.

Data

O dia 18 de maio foi instituído pela lei 9970/2000 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo desta data é de mobilizar e convocar a sociedade a se engajar no combate à violência sexual de jovens, assim como na defesa dos seus direitos.

A data foi escolhida há 30 anos, para lembrar o assassinato de uma criança de 9 anos, Aracelli Cabrera Crespo, que morava em Vitória-ES. Na época, o crime chocou o país devido aos requintes de crueldade com que foi praticado.