Um grupo de 80 estudantes de oito escolas da rede municipal de ensino de Natal será beneficiado com qualificação musical, através de um convênio assinado no início da noite desta terça-feira (6), entre a Associação Cultural Talento Suzuki e a Secretaria Municipal de Educação (SME), durante solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura do Natal.

Os alunos serão escolhidos através de uma seleção e receberão, durante os próximos três anos, aulas de violão, guitarra, teclado, bateria e teoria musical. O convênio assinado representará R$ 100 mil em recursos do executivo municipal natalense, através da Casa Talento, que é administrada pela Associação Cultural Talento Suzuki.

“Os alunos terão aulas teóricas e práticas e dessa forma terão uma qualificação profissional, podendo atuar em orquestras e qualquer outro tipo de grupo musical. Além disso, o ensino musical incentiva o raciocínio e melhora o aprendizado”, ressaltou o diretor da Casa Talento, Marcondi Lima.

“Falamos aqui de uma coisa divina que é a música, o som, a arte, que nos remete a pensar na cultura da paz. E o convênio contribui justamente para tirar os jovens de uma realidade da violência urbana, ajudando, inclusive, na melhoria da qualidade da educação em nossa cidade”, destacou a prefeita do Natal, Micarla de Sousa.

Para o secretário municipal de Educação, Elias Nunes, a assinatura deste convênio faz parte de um sonho realizado para educação da cidade do Natal. “Com isso teremos jovens se profissionalizando, com melhores perspectivas de futuro”, ressaltou o titular da SME.

Serão selecionados estudantes das escolas municipais Emanoel Bezerra, Waldson Pinheiro, Maria Alexandrina, Professor Zuza, Francisco Varela, Bernardo Nascimento, Josefa Botelho e Professor José Frazão.

Sobre a associação
A Associação Cultural Talento Suzuki foi criada em março de 1999 e, desde então, vem proporcionando formação musical, utilizando-se de eficiente metodologia, na qual a teoria musical integra-se à pratica do instrumento escolhido. Segundo o diretor Marcondi Lima, é utilizado o método Suzuki, criado a mais de 70 anos pelo violinista japonês Shinichi Suzuki, que proporciona o aprendizado musical de forma mais rápida, com os alunos tocando o que escutam.

Além das atividades direcionadas à música, o projeto prevê a realização de atividades contínua para a promoção da cultura com a promoção do ensino, estudo e pesquisa no campo das artes, em especial da área de música, confecção de instrumentos, através do processo da lutheria, artes plásticas e cênicas.