No período de 05 a 09 de abril, o Setor de Educação em Tempo Integral/DEF/SME recebeu a visita da diretora da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Profa. Janaína Menezes, membro do grupo de pesquisa sobre experiências em Jornada Ampliada no Ensino Fundamental – SECAD/MEC.

Como parte de sua pesquisa “Educação Integral/Educação Integrada em tempo integral no ensino fundamental: concepções e práticas na educação brasileira”, a professoraJanaína Menezes, acompanhada por Márcia Praxedes, chefe do SETI, e Idelúzia Mendonça, Coordenadora do Programa Mais Educação na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Natal, observou práticas de Educação Integral nas Escolas Municipais São José, Herly Parente, Almerinda Bezerra

Furtado e Juvenal Lamartine, e no Tributo Quintas, com registros fotográficos,

entrevistas individuais e em grupos de discussão, objetivando uma coleta de dados mais aprofundada.

Assim, a Rede Municipal de Ensino contribuiu para um trabalho que visa avaliar as múltiplas experiências de jornada escolar ampliada, desenvolvidas em todo o Brasil, estudo que teve início, no ano de 2008, com coleta de dados de 2.112 municípios, dos quais 10%, incluindo Natal, foram selecionados para uma análise qualitativa.