A prefeita Micarla de Sousa apresentou às 17 horas desta quinta-feira (15), para representantes do trade turístico de Natal, o Plano Estruturante de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Natal e o Plano Setorial de Qualificação para o Turismo, gerenciado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). O evento ocorreu no hotel Sehs na Via Costeira. Os planos têm o objetivo de estimular o crescimento do turismo natalense, através de projetos estruturantes e de qualificação profissional.

“Mostramos aqui o que pretendemos fazer para o futuro do turismo em Natal. Com isso estaremos estimulando também a economia, a geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida da cidade”, destacou a prefeita do Natal.

Entre os pontos destacados estão a criação de uma economia ativa, um meio ambiente com sustentabilidade e com preservação do patrimônio histórico e cultural. Outra medida que será adota, ainda este ano, é o aumento do orçamento da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sectur), que passará de R$ 2,7 milhões para R$ 5,4 milhões.

Em relação ao Plano Setorial de Qualificação para o Turismo, serão oferecidos cursos para profissionalização de camareiras, garçons e atendentes, beneficiando cerca de mil pessoas a partir do próximo mês de maio.

Participaram ainda do evento o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sectur), Francisco Soares de Lima Júnior, a secretária da Semtas, Rosy de Sousa, o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, o diretor-presidente da Empresa de Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte (Emprotur), Cláudio Porpino e o consultor Paulo Gaudenzi, ex-secretário de Cultura e Turismo da Bahia, responsável por assessorar o Plano Estruturante de Desenvolvimento do Turismo Sustentável de Natal.

Plano emergencial

Para dar início as ações do plano, foram criadas medidas emergenciais para impulsionar o setor do turismo. Um dos objetivos é reestruturar o sistema turístico da cidade, através da parceria entre o trade e o executivo natalense.

“Inicialmente realizamos um seminário com todos os envolvidos com o trade turístico natalense”, ressaltou o titular da Sectur, Francisco Soares de Lima Júnior. Do encontro concluiu-se que é preciso melhorar a infraestrutura de pontos turísticos importantes da cidade, como a praia de Ponta Negra, onde a prefeitura investirá na melhoria da iluminação e limpeza urbana.

A prefeitura implantará também a readequação da imagem de pontos turístico da cidade, através de uma estratégia de marketing para atrair mais visitantes, como, por exemplo, a iluminação noturna de monumentos, que são importantes para história do município.

O plano também prevê a identificação dos nichos de mercado explorados atualmente e os mais promissores, a definição de linhas de ação e o novo posicionamento do produto Natal. Entre as ações de infraestrutura previstas estão a requalificação de praças e calçadas, limpeza urbana, instalação de banheiros públicos nas praias urbanas, melhoria da iluminação pública, reestruturação da praia de Ponta Negra, instalação de um ônibus turístico da prefeitura, sinalização explicativa nas paradas de ônibus, entre outras medidas.

Com relação às ações de médio e longo prazo, a prefeitura estuda a implantação de projetos estruturantes como a construção de um mirante em Igapó, com vistas ao estímulo do desenvolvimento do setor na zona Norte, de um teleférico no morro do Careca, em Ponta Negra, da marina da cidade, de um zoológico, da requalificação da praia dos Artistas e do Meio, entre outros projetos.

“Nada disso será possível se não tivermos a confiança de cada um dos integrantes do trade turístico de nossa cidade e de toda população natalense. Com estes projetos pretendemos transformar a capital potiguar num diferencial de sucesso no Brasil com um turismo verdadeiramente valorizado”, afirmou Micarla de Sousa.