A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social, Projetos Estruturantes e Regularização Fundiária (Seharpe), transferirá na próxima sexta-feira, dia 30, as primeiras famílias da comunidade do Maruim para as novas residências. Na manhã desta quinta-feira (22), o secretário da Seharpe, Francisco Canindé Fernandes, acompanhado do coordenador do Projeto Maruim, Anselmo Cortês, realizou uma visita técnica às casas para onde serão transferidas as famílias.

As residências, situadas à rua Crézio Bezerra, no bairro das Quintas, têm padrão de terraço frontal, sala, dois quartos, cozinha, banheiro social, área de serviço e quintal. As casas estão em fase de conclusão da reforma, com o acabamento da pintura, além da revisão hidráulica e elétrica para acomodar as primeiras 11 famílias beneficiadas.

A primeira etapa do Projeto Maruim contemplará 155 famílias da comunidade que vivem em moradias precárias. Com um formato democrático e inovador na área de habitação, o projeto permite que, pela primeira vez, as famílias escolham o local para onde serão transferidas, dando preferência para áreas onde já existe infraestrutura básica.

“Este é um projeto inédito em todo o Brasil que está sendo desenvolvido pela Prefeitura do Natal. Não é apenas uma questão de transferir as famílias para casas novas e adequadas, mas paralelo a isso nós fazemos o trabalho de regularização fundiária das moradias. A transferência só acontece quando todo o processo está concluído”, explicou o secretário Francisco Canindé Fernandes.

O titular da Seharpe informou ainda que tão logo ocorra a transferência das primeiras famílias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) demolirá os barracos onde elas viviam, mantendo também uma fiscalização permanente para evitar que novos ocupantes se instalem na comunidade do Maruim.

Projeto Maruim

Para a execução da primeira etapa já foram identificadas mais de 100 imóveis em vários bairros da cidade que estão sendo avaliados pelos técnicos da Seharpe e pela Caixa Econômica Federal (CEF).  A Prefeitura concederá o subsídio de R$ 23 mil para a compra dos imóveis, por meio de parceria com a CEF.

Após a transferência das primeiras 11 famílias, a Seharpe relocará outras 22 para os bairros de Nossa Senhora da Apresentação na zona Norte, e para o Bairro Nordeste, na zona Oeste.

“Os processos de regularização fundiária dessas casas estão em andamento e na medida em que forem concluídos, as transferências acontecerão”, disse o coordenador do Projeto Maruim, Anselmo Cortês.

Educação

Para realizar a relocação, os técnicos do setor social da Seharpe estão ainda realizando palestras com as famílias beneficiadas, explicando noções de uso do esgotamento sanitário e coleta de lixo.

“Quando as famílias mudarem para as novas casas elas terão que saber conviver nesse novo ambiente e para isso estamos orientando todas as elas com a realização das palestras. Essas famílias viverão em um ambiente totalmente diferente da comunidade do Maruim e não poderão reproduzir aqui o mesmo ambiente de lá”, informou Anselmo Cortês.