A equipe de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) notificou nesta quarta-feira, 21 de abril, a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) pela obstrução em uma tubulação da rede de esgotos de Ponta Negra, que extravasou sobre uma das escadarias próximas ao Morro do Careca. Os efluentes estavam sendo lançados diretamente na praia, causando mau cheiro e desconforto aos banhistas.

O vazamento era oriundo de uma caixa de inspeção do sistema de esgotamento sanitário, localizada na escadaria de acesso à praia. Apesar da caixa estar devidamente tampada, os dejetos transbordavam por debaixo da tampa, jorrando o esgoto in natura sobre a galeria da rede de drenagem, que corria em direção ao mar.

Os fiscais da Semurb que estavam de plantão no feriado de Tiradentes estiveram pela manhã no local, fizeram a identificação da fonte poluidora e o registro fotográfico da infração. De acordo com fiscal ambiental, Evânio Mafra, foi constatado que a Caern não fez a manutenção da caixa coletora e como conseqüência ocorreu o transbordo do esgoto.

O secretario da Semurb, Olegário Passos, que também esteve presente no momento da ação, determinou o contato imediato com o órgão para que fosse realizado o reparo. Durante a tarde, após o contato da Semurb, a Caern esteve no local para limpar a rede de esgoto, sendo orientada a fazer uma análise da situação e buscar uma solução de engenharia para evitar novos entupimentos e extravasamento.

A Caern alegou que os casos de entupimento são freqüentes na região, devido o lançamento de lixo jogado na rede. Relatou que em ações de manutenção da caixa coletora já foram encontradas roupas, entulhos, e até mesmo fetos. A orientação do secretário é realizar um trabalho de educação ambiental, principalmente junto à população daquela localidade para evitar novos problemas.