Dando continuidade às reuniões com entidades civis e poder público para a organização da programação do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil na capital, comemorado dia 18 de maio, representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Saúde (SME) se reuniram para articular ações de enfrentamento à problemática.

O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (23), no auditório da SMS e contou também com a participação de representantes das secretarias de Educação e Saúde do Estado e da Ong Canto Jovem, parceiros da Prefeitura do Natal no enfrentamento à violência infanto-juvenil na capital.

Durante a reunião, foram discutidas as ações que serão executadas na semana de programação alusiva ao dia 18 de maio. Entre as propostas apresentadas para a educação está a realização de trabalho pedagógico junto às equipes das escolas públicas para orientação dos professores a trabalharem a temática da violência de acordo com série de ensino e idade dos alunos, utilizando instrumentos como histórias infantis, filmes e teatros de bonecos. Alunos de instituições das quatro zonas administrativas da capital também participarão da carreata/caminhada, proposta para acontecer no próximo dia 18.

A Secretária de Saúde desenvolverá nas unidades de pronto-atendimento ações voltadas para a conscientização da violência, como a realização de palestras informativas sobre o tema.

A diretora do departamento de Direitos Humanos e Educação para a Cidadania da Semdes, Patrícia Marinho, explicou que a meta da Semdes é o fortalecimento da rede de combate a exploração sexual dos jovens. “Todo o trabalho que vem sendo realizado de mobilização para o 18 de maio pretende chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento a violência infanto-juvenil e mostrar as organizações que trabalham nesse sentindo. Nosso objetivo maior é fortalecer a rede de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, articulando ações para serem desenvolvidas durante todo o ano”, disse.

Nos próximos dias 26,28 e 29 novas reuniões das comissões estão marcadas para discutir o fechamento da programação da semana de enfrentamento a violência infanto-juvenil em Natal, que se inicia em 15 de maio e segue até o dia 21.

Reunião

Em reunião na manhã de hoje (23), a comissão dos shoppings e da Infraero definiu as ações que serão realizadas de forma alusiva ao 18 de maio. O encontro aconteceu no auditório da Fiern.

A programação nos shoppings e no aeroporto Augusto Severo acontecerá de 15 a 18 de maio. Nos dias 15 e 16 haverá a distribuição de panfletos informativos. Já na data de 17 e 18 serão montados stands que contarão com a participação de representantes das entidades públicas e privadas, que prestarão informações e repassarão orientações de combate à violência e abuso sexual.