A partir do dia 2 de maio, o usuário de transporte coletivo de Natal poderá fazer uma viagem para qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem. O Projeto Passe Livre, que libera o passageiro para trocar de veículo em qualquer parada de ônibus, foi lançado na manhã de hoje, 17, pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano, no auditório do Sesc, que contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa e empresários do setor.

O projeto vai começar a funcionar inicialmente nas linhas que abastecem as estações 03 e 05, em Mirassol. A idéia da Prefeitura é esperar que o usuário fique familiarizado com o projeto para poder implantá-lo plenamente até dezembro. O objetivo é dar ao cidadão que não possui automóvel o pleno acesso a mesma mobilidade que foi dada aos donos de veículos. O investimento da Prefeitura é da ordem de R$ 50 mil.

A diferença do antigo sistema é que o usuário de transporte coletivo de Natal não será obrigado a utilizar a estação de transferência que o sistema de transporte lhe impunha. Com o passe livre, o usuário é quem escolhe qual parada de ônibus ele pretende utilizar para fazer a transferência. Para tanto, ele terá um prazo de pelo menos uma hora para seguir viagem em outro ônibus de linha diferente usando o mesmo cartão (Natal Card) que é utilizado hoje.

A prefeita Micarla de Sousa afirmou que a Prefeitura do Natal está fazendo a sua parte quando lança o Passe Livre para melhorar a vida de quem precisa utilizar o transporte coletivo. Segundo ela, toda a celeuma criada sobre a extinção das estações de transferência é apenas uma questão cultural. “As estações irão continuar funcionando até que todos se acostumem com o novo sistema, o que muda é que as pessoas não precisam mais ficar dentro delas esperando um segundo ônibus. Estamos fazendo por onde o cidadão se sinta melhor”, frisou ela.

“Com o Passe Livre, o usuário poderá se deslocar de um ponto a outro de modo eficaz, rápido e confortável, o que não vinha acontecendo”, afirmou o secretário da STTU, Kelps Lima. Entre os principais benefícios, citou que os usuários passam a ter a opção de fazer a troca do ônibus em qualquer parada, além de dispor de mais linhas para completar os seus deslocamentos. Kelps acrescentou que futuramente as estações de transferência serão aproveitadas como estações de embarque e desembarque, servindo, também, de pontos de venda dos bilhetes eletrônicos aproveitando os funcionários nesse serviço.

DIALOGO

Na ocasião, o presidente do Seturn, Agnelo Cândido, entregou a prefeita Micarla de Sousa uma pesquisa feita pelo IBOPE que revela como está e o que precisa ser feito para melhorar o Sistema de Transporte Coletivo de Natal. “Nós pretendíamos fazer esse marco em outros anos e não conseguimos. Esta é a primeira vez que um gestor municipal dialoga com os empresários do setor”, revelou o presidente. Segundo ele, entre outros pontos, a pesquisa constatou que em cada 10 usuários, 8 aprovam o serviço de transporte.

Agnelo Cândido adiantou, ainda, que 60 novos ônibus serão entregues nos próximos dois meses. Um investimento de R$ 15 milhões para melhorar a qualidade do serviço oferecido pelo Seturn. Para o presidente, o Passe Livre vem num momento de maior importância porque a tecnologia chegou a Natal.

VIA LIVRE

Na oportunidade, também foram apresentados os resultados de uma pesquisa que avaliou o impacto provocado nos primeiros dias de execução do Projeto Via Livre na Avenida Jaguarari. A pesquisa foi elaborada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o objetivo de criar um indicador de qualidade do trânsito de Natal. A idéia é medir o trânsito de forma qualitativa e quantitativa para saber se o mesmo está melhorando ou não em função das mudanças executadas pelo município.

De acordo com os dados apresentados pelo professor Enilson Medeiros, da UFRN, ainda é cedo para se fazer uma avaliação completa visto que o sistema implantado é muito recente. Até o momento, segundo ele, a iniciativa é positiva porque houve melhoria do fluxo tanto em volume como em velocidade. “O maior fluxo ocorre no horário do almoço. É preciso que a STTU faça um aperfeiçoamento na programação dos semáforos para que eles sejam condinzentes com o Projeto Via Livre, isso sem deixar de levar em conta os fluxos transversais”.