O acompanhamento psicológico é essencial para manter a saúde mental de qualquer indivíduo, principalmente aqueles que estão expostos a altos níveis de estresse. Pensando nisso, o Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure) desenvolveu um projeto terapêutico denominado de Grupo de Movimento, que e se destina aos professores da rede municipal e está com inscrições abertas para mais participantes.

Atendendo pessoas que apresentam sintomas de ansiedade e estresse, o projeto tem o objetivo de prevenir distúrbios, promover qualidade de vida, desenvolver a autoestima e a segurança, e também construir um repertório de enfrentamento, ou seja, construir forças para enfrentar possíveis transtornos. O grupo de movimento utiliza uma modalidade terapêutica, em que os participantes aprendem a utilizar técnicas de relaxamento, postura, respiração e dança para a liberação das emoções e, consequentemente, das tensões causadas pelo estresse do dia a dia.

É o que explica sua coordenadora, a psicóloga Sayonara Macêdo. Segundo enfatiza a profissional, o corpo é utilizado como ferramenta para auto-regulação emocional, e, a partir disso, os efeitos da terapia são sentidos imediatamente. Psicóloga clínica, ela tem formação em yoga e experiência em dança contemporânea e, reunindo esses conhecimentos, faz a abordagem somática, que, na psicologia, significa a integração avançada para integrar corpo, energia e consciência. “Eu pensei em desenvolver um projeto em que pudesse trabalhar a ansiedade e o estresse, fazendo o manejo disso, acessando o sistema nervoso central”, explicou.

O PROJETO

O grupo existe há pouco mais de um mês e se reúne nas segundas-feiras, das 8:30 às 10h. Mas estão abertas inscrições para novas turmas, que funcionarão nas segundas, das 10h às 11h30, e nas quartas, das 8h30 às 10h, e das 10h às 11h30. As inscrições podem ser feitas no próprio Cemure ou pelo telefone (084) 3232-3390.