O Centro de Controle de Zoonoses de Natal realizou neste domingo (7), na sede do órgão localizada na zona Norte da cidade, um novo Mutirão de Castração animal do ano, voltado para felinos (gatos) machos, a partir de quatro meses de idade. Nessa ação, 108 gatos machos passaram pelo procedimento, que é a maneira mais eficaz de combater a superpopulação de bichos, o que consequentemente ajuda a diminuir a quantidade de animais que podem transmitir doenças, até mesmo para humanos. Até o momento, já foram 229 animais castrados pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2019.

Essa foi a terceira ação do tipo por parte do CCZ no ano e as castrações serão continuadas no decorrer do ano. Para selecionar os animais que serão esterilizados, o Zoonoses escolhe os tutores que estão cadastrados em um sistema disponibilizado pelo órgão, voltado para pessoas de baixa renda, beneficiários do Bolsa Família e Organizações Não Governamentais (ONGs) registradas no CRMV. O objetivo do trabalho de esterilização animal é o controle da população de felinos errantes e redução dos casos de esporotricose.

A castração é feita através e uma parceria entre SMS, Conselho Regional de Medicina Veterinária, e voluntário da Universidade Potiguar. A castração está sendo feitas para os donos de animais que já estão cadastrados no site da Prefeitura do Natal. Os próximos mutirões estão previstos para o dia 25 de agosto, 27 de outubro e 15 de dezembro de 2019.

O cadastro, que será feito através do seguinte endereço https://goo.gl/forms/JEaqJ6hpSWsObiv32, pode ser realizado por tutores com idade mínima de 18 anos e que possuam a partir de cinco animais, sendo que apenas dois bichos serão esterilizados por campanha.