Durante toda esta segunda-feira (3) foi realizado no Norte Shopping, o II Seminário de Cabeleireiros de Natal. O evento reuniu profissionais da área de cabelo e beleza que discutiram sobre as tendências em coloração, cortes, penteados, e novos produtos. O evento, uma realização da Associação dos Comerciantes e Profissionais Autônomos da Zona Norte (ASCONORT), contou com a presença dos profissionais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) que participaram das trocas de experiências do Seminário.


A Semtas esteve presente com um estande, onde 10 profissionais recém-formados pelos Centros Públicos realizaram gratuitamente para os participantes do evento serviços de manicure, corte de cabelo e escova. O serviço de escova, em especial, foi voltado não só para o público feminino, mas também masculino e foi bastante procurado pelos homens, crianças e adolescentes. Os serviços da Semtas foram tão disputados que geraram filas. "Os tempos são outros, a beleza e os cuidados não são mais privilégios das mulheres, os homens estão cada vez mais vaidosos e hoje atendemos vários aqui", ressalta a cabeleireira Maria das Graças Silva.


A cabeleireira Suiany Sousa, aproveitou todas as oportunidades que o Seminário ofereceu. “Estou achando o evento maravilhoso. Já vi trabalho de vários profissionais renomados, aprendi técnicas das mechas californianas e das novas possibilidades em escovas que estão fazendo sucesso. Conheci também os novos produtos que são lançamentos no mercado da beleza”, elogia a cabeleireira.


Para o secretário adjunto de Trabalho da Semtas, Pedro Costa, o seminário foi mais uma oportunidade de agregar conhecimento aos profissionais da área, além de divulgar os cursos gratuitos da secretaria. “A Semtas incentiva os alunos e profissionais a participarem desses eventos para que eles possam colocar em prática o que aprenderam. Já levamos os alunos para o Natal Hair 2009 e também para uma ação voluntária da Fundação Bradesco. Nesses eventos eles também ganham visibilidade, e podem até conseguir emprego”, afirma o secretário.


Centros Públicos


Os Centros Públicos são equipamentos que oferecem cursos de qualificação profissional de acordo com a demanda do mercado de trabalho do município. Oferecem atualmente, cursos nas áreas de garçom e garçonete, curso geral de camareira, curso de auxiliar administrativo, curso de gestão de negócios, curso de inglês, curso de corte e costura, curso de produtor de beleza e curso de operador de micro. Centros Públicos já capacitaram, no período de um ano, 5.500 trabalhadores e encaminharam mais de 3.000 deles ao mercado de trabalho.