A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) recebeu representantes da Cooperativa dos Banqueiros das Feiras Livres do Natal (CODFEN), na última segunda-feira (3), para discutir melhorias para as feiras livres da cidade. A reunião foi um pedido da cooperativa e contou com a presença do secretário da Semsur João Bastos, do secretário adjunto de Operações Flávio Fonseca e do diretor do departamento de Feiras e Mercados Valtécio Pinheiro.

O projeto de padronização foi um dos pontos debatidos durante a reunião. O objetivo da iniciativa é proporcionar melhores condições de trabalho para as pessoas que vendem e prestam serviços nas 22 feiras da cidade, além de garantir a qualidade dos produtos para os milhares de natalenses que frequentam esses locais. Para realização da padronização, a Semsur está contando com a parceria da cooperativa dos feirantes.

Segundo o secretário adjunto Flávio Fonseca, o galpão multiuso da cidade da esperança, que teve as obras reiniciadas em abril, deve contar com as adequações do projeto de padronização. “Nós reafirmamos a parceria com a cooperativa e estamos aguardando a linha de crédito que eles precisam para que possamos dar prosseguimento na padronização de todas as feiras livres”, disse o secretário adjunto.

Além do projeto de padronização, foram repassadas aos feirantes as medidas que devem ser tomadas para que eles possam se adequar à lei nº 6.015 de 10 de dezembro de 2009, que regulamenta as feiras. O principal ponto da lei é a higiene na manipulação e armazenamento de alimentos. “Os feirantes devem se adequar à regulamentação imediatamente, antes mesmo da padronização, e nós estaremos fiscalizando porque sabemos da importância dessa mudança”, explicou Flávio Fonseca.

Outra medida que poderá ser tomada pela Semsur é o aumento na quantidade de feiras livres para que o número de bancas seja também diminuído em cada uma delas. Na feira do bairro de Nova Natal, a maior da cidade, o número de barracas chega a 1,3 mil. “Estamos pensando na possibilidade de levar as feiras livres para mais bairros”, ressaltou o secretário adjunto.