A comunidade de bairro de Cidade Nova foi beneficiada na tarde desta terça-feira (4), com mais um estabelecimento educacional, inaugurado pela Prefeitura do Natal. Trata-se da Escola Municipal Professora Maria Zeneide Higino de Moura, que receberá cerca de 400 alunos até o 4º ano do Ensino Fundamental.

O local funcionava antigamente como um anexo da escola Municipal Emília Reis e não oferecia condições físicas ideais para atender os estudantes. Por isso, passou por uma ampla reforma para receber a nova escola. O nome é uma homenagem à professora Maria Zeneide, que dedicou mais de 30 anos de sua vida à educação na capital potiguar.

“A Zeneide tinha uma grande paixão pela arte de educar. Ela tem uma importância para o desenvolvimento da educação em nossa cidade, pois foi uma das professoras que participou nos idos dos anos 60, do projeto ‘De Pé no Chão Também Se aprende a ler’, que levava o ensino para pessoas simples, sem instrução, de acordo com a realidade de cada um”, disse o irmão da homenageada, Zenildo Higino de Moura.

A prefeita Micarla de Sousa participou da inauguração e destacou o trabalho da prefeitura em prol de uma educação de qualidade. “É um prazer e uma honra inaugurar mais uma escola em nossa cidade. E que traz uma metodologia diferenciada para o sistema educacional natalense”, destacou a prefeita do Natal.

A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que a metodologia educacional empregada na nova escola é a mesma adotada nas demais escolas e centros infantis do Municípios. “Nossas escolas são locais para tratar bem os estudantes, dando oportunidade a eles de se tornarem cidadãos com boas oportunidades na sociedade”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

Já o secretário municipal de Educação (SME), Edivan Martins, disse que apesar de estar a pouco mais de uma semana no cargo, tem circulado por todas as escolas de Natal para conhecer a realidade de cada uma delas. “Por onde passei, tenho comprovado a atuação do Executivo municipal, em prol de uma educação de qualidade, como vemos aqui nesta escola que agora inauguramos”, destacou o titular da SME.

Estrutura

A diretora da escola municipal professora Maria Zeneide Higino de Moura, Ana Chrystina Vieira Paulino, destacou que só através da educação é que se formam cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. A diretora informou que a escola conta com uma estrutura de sete salas de aula, sala de informática, biblioteca, campo para prática de esportes, espaço para coordenação, direção, secretaria, cozinha e sala para os professores.

O estabelecimento educacional também dispõe de uma nova sala de arte e de educação física, além de sua estrutura ter passado por uma pintura geral, com reforma dos sistemas elétricos e hidráulicos.