Durante esta semana, a Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra comemora a inauguração da sua biblioteca lúdica, um projeto coordenador pelo gestor administrativo e financeiro  Raphael Lima, em parceria com o professor de Português da Escola Municipal José Melquíades, Francisco Medeiros.

A Biblioteca Lúdica tem como objetivo disponibilizar o espaço da biblioteca escolar nas terças-feiras para a prática de jogos narrativos e de tabuleiro, com foco em RPG (role play games) para os alunos e a comunidade escolar. Todo o acervo da Biblioteca Lúdica é doado ao projeto por editoras nacionais e internacionais de jogos de RPG.

Segundo o diretor da Escola Municipal Profª Maria Dalva, Raphael Lima, os jogos narrativos, quando direcionados como ferramentas de ensino e aprendizagem, proporcionam uma aprendizagem lúdica. “O RPG permite que, por meio do brincar e da simulação de situações, o discente desenvolva o raciocínio lógico, a leitura e o letramento, como também aptidões matemáticas, por meio do uso de dados e as dinâmicas de resoluções de situações”, explicou o professor.

RPG é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como “Jogo de Interpretação de Papéis” ou “Jogo de Interpretação de Personagens”. Nele, um grupo de amigos se reúne para construir uma história, como se fosse um teatro de improviso. Existe um diretor, chamado de “narrador” ou “mestre”, que vai explicando o desenrolar da trama; e existem os jogadores, que modificam a história à medida que interpretam seus personagens.

O ex-aluno da escola, Jorge Silva, afirmou que “achei uma aventura bem legal, dinâmica e divertida. Muito bom para as crianças. Aventura, em si, é massa, e dá para fazer uma boa junção de pessoas para jogar bem. Muito legal”. Jorge Silva é monitor voluntário da biblioteca lúdica.

O professor Raphael Lima faz parte do coletivo de autores potiguares Mundos Colidem, e autor de jogos narrativos que estão disponíveis na biblioteca: Sobreviventes, Cruzados Jornada a Terra Santa, Potiguares: os primeiros habitantes do Rio Grande do Norte, Crianças Enxeridas, Nova Amsterdã e Jornada ao Quilombo.

Para conhecer o trabalho do professor Raphael Lima e o Coletivo Mundos Colidem, uma oficina de RPG será realizada na Feira de Livros e Quadrinhos de Natal no dia 15 de setembro.