A Escola Municipal Vereador José Sotero, situada no bairro Igapó, zona Norte, promoveu a Gincana Cultural com os professores e alunos dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental, no sábado (24/08). A Gincana Cultural aconteceu em parceria com o Programa Justiça e Escola - O Caráter Conta, com atividades desenvolvidas pelos estudantes em cada ano de ensino, nas modalidades de música, poesia, teatro e dança.  

 

 

De acordo com a assessora da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Justiça e Escola, professora Francisca Peixoto, as modalidades desenvolvidas na gincana buscam despertar nos jovens a consciência de que os seis pilares do caráter: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania, são fundamentais para nortear suas vidas pessoais e para construir uma sociedade harmoniosa e feliz.

 

 

O Programa Justiça e Escola norteou as atividades da gincana cultural. Após todas as apresentações das turmas, a comissão julgadora elegeu as turmas do 6º ano como a equipe campeã com 2.432 pontos. Em 2º lugar, ficou a equipe que reuniu os alunos do 7º ano, em 3º lugar a equipe com os alunos das salas de 8º ano, e os alunos das turmas de 9º ano em 4º lugar.

 

 

O diretor administrativo, professor José Alexandre da Silva, parabenizou todos os envolvidos na organização, orientação, construção e desenvolvimento de cada atividade apresentada.  “É fundamental que possamos compreender a importância de cada um dos valores éticos abordados em cada apresentação e a influência de forma significativa e positiva em suas ações diárias, tornando o convívio social mais harmonioso. Nossa gincana cultural foi brilhante e enriquecedora, com atividades que fortalecem a cidadania”, disse.   

 

 

A professora de Educação Física, Mirella Nogueira, uma das responsáveis pelas apresentações da equipe das turmas de 6º ano, contou que todas as turmas tinham que apresentar quatro atividades, com o tema gerador baseado no Programa Justiça e Escola, o Caráter Conta. “Cada turma realizou suas criações, com as modalidades teatro, dança, música e poesia. É muito bom ganhar, porém o mais importante é fazer um trabalho não pensando só no ganhar. O que valorizamos é o esforço, dar sempre o melhor de cada um, a dedicação e o respeito com os colegas e professores, respeitando as diferenças entre todos”.   

 

 

A aluna Geisiana Galdino, de 14 anos, do 9º ano, era a mascote da turma e estava comandando a torcida. “A gincana cultural proporcionou união, esforço e competição. Foi muito divertida, teve bastante competição, mas também ajudou a unir mais as turmas, principalmente os nonos anos. Aprendemos a respeitar as diferenças de cada um”.   Ana Maria Fraga da Silva, de 13 anos, estudante do 6º ano, contou que participou do grito da paz. Aprendi que precisamos sempre ter responsabilidade, caráter para ser uma pessoa melhor e respeitar os colegas. Gostei da gincana e fiquei mais feliz com a vitória. Como premiação, as turmas dos 6º anos vão passar o dia em um clube da cidade.