As equipes Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) estão realizando durante esta quinta-feira (6) e sexta-feira (7) um mutirão de limpeza e poda nos cemitérios da capital, para receber a demanda de visitantes que já é tradicional no Dia das Mães, comemorado neste domingo (9).

Os cemitérios beneficiados nesta quinta-feira são os do Alecrim, Nova Descoberta e Bom Pastor I e II. Na sexta-feira, será a vez dos cemitérios de Igapó e Ponta Negra. A proposta, segundo o secretário adjunto Salatiel de Souza, é receber com mais conforto os familiares que aproveitam a data para visitar os túmulos das mães falecidas.

“Percebemos que o Dia das Mães é marcado pelo fluxo maior de visitas aos cemitérios. Por isso, o mutirão está em campo para preparar os cemitérios para esta data”, complementou.

Iluminação incrementada

Dentro da proposta de iluminar pontos escuros da cidade em que a deficiência desse serviço influencie no aumento da insegurança, também nesta quinta-feira (6) à noite a equipe de iluminação da Semsur fará uma visita aos cemitérios do Alecrim, Nova Descoberta e Bom Pastor I e II.

A ideia é fazer o levantamento dos postes instalados, das luminárias que funcionam corretamente ou que precisam ser substituídas, identificar os espaços que não contam com o serviço e ainda definir em que locais serão instalados refletores de maior potência para garantir a luminosidade ideal de todo o quarteirão.

“Normalmente, os arredores dos cemitérios são tomados por escuridão e quase todos têm paradas de ônibus. É essa deficiência que facilita a ação dos bandidos e é o que queremos resolver com essa iniciativa”, pontuou Salatiel de Souza.