O projeto Cidade dos Sonhos, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), acontece pela primeira vez neste sábado (31/08), durante o Participa Natal nos Bairros. O objetivo é estimular a criança um melhor entendimento, como cidadão, acerca da vida urbana e cotidiana, identificando lugares de afeto, problemas e as potencialidades do seu bairro e da cidade onde vivem. O evento será na Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, no bairro do Bom Pastor e tem a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), com o apoio do Setor de Comunidades da Secretaria Municipal de Governo.

De acordo com a secretaria adjunta da Semurb, Alessandra Marinho, ainda em fase experimental, “o Cidade dos Sonhos surgiu de uma inquietação antiga de ensinar as crianças sobre as questões urbanas”, explica. Durante a atividade, elas serão convidadas a olhar o mapa do bairro que residem e refletir sobre as diferenças entre espaço público e privado. Além de identificar o seu lugar naquele território: sua casa, a praça, a casa de parentes, amigos e outros lugares que façam parte da vida cotidiana e marcá-las no mapa.

De caráter lúdico e participativo, o proejeto busca estimulá-las a pensar espaços públicos mais humanos, lúdicos e atrativos. “As crianças terão a oportunidade de refletir e sonhar, a partir do seguinte questionamento: “Se eu pudesse fazer um pedido para mudar a cidade e fazê-la do jeito que eu sonho, o que eu faria?”, revela Alessandra. "E com papel e lápis de cor, elas poderão desenhar e escrever aquilo que sonham para sua cidade e bairro", finaliza.

A Ação Participa Natal oferece diversos serviços à população pelas secretarias e órgãos municipais, além de empresas e instituições parceiras. No Bom Pastor, vai haver atendimento médico, preventivo, mamografia, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão, emissão de Cartão do SUS, escovódromo com aplicação de flúor, exames auditivos, agendamento de RG, emissão de foto 3x4, plastificação de documentos, atendimento jurídico, troca de lâmpadas, corte de cabelo, design de sobrancelha, orientação e distribuição de mudas de árvores, recreação para crianças, apresentações artísticas, entre outras ações